A Psicologia como ponte entre as pessoas em situação de rua e as políticas públicas

As estudantes Cristiane Fahl Marques, Lilian Amadio, Raquel Florêncio da Silva e Tamiris Naira Godoy, do 8º semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, Campus Maria Auxiliadora, realizaram durante o ano de 2021, um trabalho social com a população em situação de rua.

Atualmente abrigados na AVL – Associação Vinde à Luz, instituição que atua no acolhimento de homens em situação de rua e de extrema pobreza e vulnerabilidade social, em Americana (SP).

A atividade faz parte do Projeto BEXT_Sal, (trata-se de uma bolsa de extensão em que o aluno desenvolve durante o ano letivo). O objetivo da ação social foi aprofundar-se no universo das pessoas em situação de rua, conhecê-las para além da sua invisibilidade, identificar quem são, o que elas pensam, ouvir suas vozes e saber suas principais demandas.

Após coletar as informações na AVL – Associação Vinde à Luz, as futuras psicólogas identificaram que as políticas públicas existentes no município são deficitárias. Na opinião das estudantes, faltava proporcionar àquelas pessoas a dignidade de seres humanos, e não serem vistas apenas como mais um à margem da sociedade.

Diante do contexto, foram desenvolvidas uma série de atividades ministradas por profissionais voluntários e divididas em cinco encontros, voltadas para esse público em situação de rua:

• 1º encontro: Qualidade de vida: Exames físicos com a Técnica de Enfermagem Maria Elizangela Sousa Lúcio;
  • 2º encontro: Atividades físicas e suas consequências na saúde física e mental com o Educador Físico Guilherme Quaglio Gonçalves;
  • 3º encontro: Autocuidado – Cortes de cabelos executados por quatro voluntárias do Instituto Embelleze de Americana (SP);
  • 4º encontro: Chaveiro em Macramê com a artesã Gabriela Muzzi;
  • 5º encontro: O futuro da humanidade com a Psicóloga Facilitadora Eliana Benedetti.

Segundo as organizadoras, as ações tiveram o foco de intervenção, com o intuito de facilitar o bem-estar e fazer práticas de ações que estimulem o processo de relação interpessoal entre todos os indivíduos acolhidos na Instituição AVL. Assim como, propiciar autonomia e conscientização, por ações que promovam a saúde, a integração, a plenitude humana e a ressignificação de suas vivências.

Visando as necessidades dos assistidos, foi realizada uma ação secundária de arrecadações de itens de vestuários (roupas e calçados); móveis como: estante, sofá, guarda-roupa, cadeiras e uma TV. Também foram arrecadados materiais de artesanato e materiais escolares, como parte da promoção de bem-estar para essa população.

As alunas foram orientadas pelo professor Flávio Rossi, coordenador dos cursos de MBA em Gestão e coordenador da Extensão Universitária do UNISAL.

Conheça mais sobre o curso de Psicologia do UNISAL clicando aqui.