A Educação e o seu compromisso social é tema de debate no UNISAL
Neste ano, o tema foi “A Educação e o seu compromisso social”.

Nos dias 21 e 22 de setembro, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em uma parceria entre as Unidades Campinas e Americana, realizou a XIX Mostra de Responsabilidade Social e o VII Fórum de Responsabilidade Socioambiental. Neste ano, o tema foi “A Educação e o seu compromisso social.

A partir de referenciais dos eixos temáticos da Educação Ambiental, das relações étnico-raciais e em Direitos Humanos, e em consonância com as propostas da Igreja e da sociedade, a Mostra refletiu sobre as temáticas da Responsabilidade Social e Socioambiental, no âmbito das ações educativas.

A responsabilidade social pode ser entendida como a mudança de atitude na elaboração de novas respostas pautadas no bem comum, visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária, e o UNISAL desde sua fundação, investe em projetos, cursos, ações e eventos que fomentam o desenvolvimento da comunidade acadêmica.

A abertura aconteceu no formato virtual, na quarta-feira, 21, com a presença do Pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, Padre Roque Luiz Sibioni, e do Coordenador da Missão Institucional, Irmão Vitor Aladic de Melo.

A experiência dos projetos sociais

Em seguida, houve a palestra conduzida pela Prof.ª Dra. Maria Sol Villagomez Rodrigues, da Universidade Politécnica Salesiana, UPS – Equador, que trouxe sua experiência dos projetos sociais que desenvolve junto a UPS. A docente fez uma breve reflexão em sua apresentação:

“O ponto de partida é ajudar os jovens a encontrar a razão mais básica para viver. Significa torná-los experientes e o desejo e a alegria de viver em um ambiente sereno, com a intenção educativa de oferecer os instrumentos para um desenvolvimento suficiente da própria profissão. Aqui, nós ainda colocamos em uma fase de transmissão, com a necessidade de estabelecer um mínimo de requisitos de treinamento que permita adquirir o conhecimento básico por uma profissão e uma

vida humana e honesta”.

O segundo dia do evento aconteceu no formato presencial, no UNISAL, Unidade Americana. A programação contou com uma apresentação cultural feita pelas crianças do CIEP Professor José Renato Pedroso, da cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP).

Responsabilidade social – partilha da experiência salesiana

O tema “Responsabilidade social – partilha da experiência salesiana”, foi apresentado pelos educadores Cléber Castro, Beatriz Dotta, Maria Pereira e Juliana Campos, do Centro Social Santa Luzia, do Jardim Nordeste, São Paulo (SP).

Representando o Poder Público Municipal, Dra. Odilamar Lopes Mioto, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Americana, apresentou as diversas ações promovidas pelo órgão.

O encerramento da Mostra e do Fórum ocorreu com as apresentações dos trabalhos realizados por alunos de diversos cursos de graduação, dentro do segmento da responsabilidade social e socioambiental.

Assista aqui como foi o evento.

Sobre a Mostra e o Fórum

A Mostra de Responsabilidade Social acontece desde 2003, e propõe, durante todo o ano, reflexões sobre as temáticas mais urgentes propostas pela Igreja e pela sociedade. O princípio que fundamenta o trabalho de “Responsabilidade Social” no UNISAL é a convicção de que a prioridade de toda ação educativa visa garantir a dignidade da pessoa humana. Assim, encorajar toda a comunidade acadêmica a refletir sobre a prioridade do ser humano frente a todas as outras exigências do nosso cotidiano é o grande desafio da Mostra de Responsabilidade Social.

Já o Fórum de Responsabilidade Socioambiental é um espaço para a troca de conhecimentos e para as reflexões sobre as diversas formas sob as quais traduz-se o “cuidar da vida”. Configura-se como um evento multidisciplinar, com a forte participação dos alunos e da comunidade, que entende a importância desse espaço para a formação de uma sociedade mais consciente e atuante.

Texto: Com informações de Vaníria Tozato e Robert Nascimento.

Fotos: Comissão do evento.

Alunos do UNISAL Lorena recebem as carteiras oficiais da OAB.