Arborização Urbana: Um desafio ambiental e cultural
Ao final do evento, cerca de 70 mudas de árvores foram doadas aos alunos cadastrados no Projeto.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, realizou na segunda-feira, 19 de setembro, o evento “Arborização Urbana: um desafio ambiental e cultural”. O encontro aconteceu no Auditório Azul do Campus Maria Auxiliadora, e fez parte das atividades comemorativas da Semana de Arborização Urbana, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Americana.

Durante a atividade, houve a apresentação do Projeto Universitário Raiz, idealizado pelos estudantes da Psicologia e ex-alunos, professores e colaboradores, com o objetivo de conscientizar os jovens universitários sobre a preservação do meio ambiente, de modo especial destacar a importância das árvores no meio urbano e seus impactos com relação ao clima e estética.

O projeto foi apresentado pela aluna Maria Antônia Bonfante, falando sobre a importância da doação de mudas de árvores aos alunos, e contou também com a participação de membros da Extensão Universitária e do Núcleo de Educação Ambiental.

Na sequência, Edison Evangelista, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Americana, apresentou uma palestra com o tema: “Arborização urbana – Um desafio ambiental e cultural”, em que destacou a importância das árvores para a qualidade ambiental.

A Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Sra. Katia Birke, parabenizou a todos pelo envolvimento com o tema.  Ao final do evento, cerca de 70 mudas de árvores foram doadas aos alunos cadastrados no Projeto.

Ao final do evento, foram distribuídas mudas de ervas aromáticas a todos os participantes da palestra.  Uma segunda etapa de doação de mudas de árvores ocorrerá nos próximos dias e os interessados devem procurar a Pastoral da Universidade da Unidade Americana.

O resultado esperado da atividade é que os alunos se conscientizem e passem adiante a importância do plantio de árvores e sua conservação, enquanto contribui com a arborização no município de Americana e região.

Texto: Com contribuições do Robert Nascimento e Ana Tresmondi.  Fotos: Organização do evento da Unidade Americana.