O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) oficializou, uma importante transição em sua gestão acadêmica. Por meio da Portaria GR/UNISAL n. 02/2026, o Prof. Me. Kleber Cavalcanti Stefano assume a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação. A nomeação, vigente desde o dia 6 de janeiro, reflete a estratégia da instituição em valorizar talentos internos com sólida trajetória acadêmica e profundo alinhamento ao carisma salesiano.
Membro do corpo docente do UNISAL desde 2012, o Prof. Me. Kleber Stefano possui uma trajetória consolidada na instituição. Em 2017, assumiu a coordenação do curso de Direito na Unidade Maria Auxiliadora, em Americana, onde se destacou pela liderança e compromisso acadêmico.
O novo Pró-Reitor é mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), especialista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e graduado pela Faculdade Regional de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal). Sua vasta experiência une o conhecimento técnico-científico à vivência prática do carisma de Dom Bosco.
Entrevista: Visões e Desafios para a Nova Gestão
Conversamos com o novo Pró-reitor sobre suas expectativas e os pilares que nortearão seu trabalho à frente da pasta.
Professor, o que gostaria de dizer sobre essa nova fase da pró-reitoria?
Esta ação visa estabelecer ainda mais unidade de propósitos e de ação no processo de gestão do UNISAL, com maior integração e proximidade física entre os gestores, e isso facilita todo o processo de discussão e tomada de decisões, o que é absolutamente relevante dentro de um plano de governança que está sendo implementado pela Reitoria e Pró-Reitoria Administrativa. Ademais, o diálogo e a comunicação se tornam mais diretos e mais eficientes, e a tendência é que os resultados sejam mais efetivos e positivos.
Quais são as suas expectativas e prioridades para 2026?
Começamos pelas expectativas. Para a consolidação e fortalecimento das políticas e práticas educativas salesianas espero, como não poderia deixar de ser, o ingresso de novos alunos e a baixa evasão de quem já está estudando conosco. Também, a expectativa para que todos os cursos ofertados possam formar turmas, sempre dentro de um plano sustentável, com os “pés no chão”, e sem perder a nossa qualidade de formação e os diferenciais da pedagogia de Dom Bosco. Na pós-graduação, anseamos pela formação de mais turmas em mais cursos, com novas ações e direcionamentos, para consolidação deste projeto, importante e estratégico para afirmação de todo centro universitário de qualidade. Na pesquisa, mais alunos e professores produzindo trabalhos, com aumento de projeção e visibilidade, assim como, mais partilha e trocas de experiências e saberes com faculdades estrangeiras.

Sobre prioridades, a necessidade de intensificar o diálogo democrático com as instâncias da comunidade universitária salesiana, para efeito de promover e executar ações que aproximem os cursos e as práticas educativas do UNISAL às novas tecnologias, especialmente, no tocante à Inteligência Artificial, até para ficar alinhado com as novas diretrizes de avaliação de cursos em implementação pelo Ministério da Educação (MEC). Por sinal, alinhar será a prioridade da vez, pois essas novas diretrizes do MEC implicarão em novas exigências e, sobretudo, visitas, e teremos que estar organizados e preparados para obter os melhores resultados de avaliação dos cursos. Na Pós-graduação, a prioridade é a melhorar nossa oferta de cursos, obedecendo demandas locais das unidades, procurando captar a percepção dos egressos e procurando atingir público segmentado. Na pesquisa, conferir maior visibilidade e projeção às produções técnicas e científicas de nossos alunos e professores e fortalecer convênios com as instituições de ensino superior, no Brasil e no exterior.
Já existem projetos que poderiam ser mencionados para o público externo?
Não. Ainda é muito cedo para expor sobre projetos aptos para implementação e divulgação no UNISAL e que atinjam o público externo. Como assumi a poucos dias ainda precisaremos identificar se já havia algo pensado pela gestão anterior, o estágio de maturação etc., assim como, estabelecer o necessário diálogo com a Reitoria e outras instâncias diretivas do UNISAL sobre essa pauta. É certo que novos projetos virão, a seu tempo.
Algo sobre parcerias com instituições do exterior e oportunidades internacionalização?
Há ideias e planos sobre o estabelecimento de novos convênios com instituições estrangeiras, que viabilizem oportunidades de cursos e intercâmbios, presenciais e remotos, para nossos alunos e professores. Esta Pró-Reitoria, fruto da gestão anterior, estabeleceu e consolidou ótimos laços e vínculos com Instituições no exterior, firmando ótimos convênios, e que pretendemos manter e consolidar.
Algum outro tópico, que gostaria de destacar?
Sim. Este ano, novamente, será de muitos desafios para o UNISAL para efetivação de seus propósitos. A Pró-Reitoria, dentro da expectativa que nos foi confiada por nosso Reitor, concentrará esforços para aperfeiçoar ações e processos internos objetivando facilitar os trabalhos de coordenadores, docentes, colaboradores administrativos, a fim de que se entregue, mensuráveis, os melhores resultados e experiências para toda a comunidade educativa salesiana, especialmente, os alunos. Promoveremos, também, as interlocuções necessárias, sempre colaborativa e prestativa, para a organização da documentação dos cursos, inclusive, estabelecendo uma comunicação assertiva, pontual e efetiva. No mais, fomentaremos a iniciativa quanto a novos cursos, presenciais e remotos, de graduação, tecnólogos e pós-graduação, onde houver demanda, oportunidade e condições para tanto. Para isso se concretiza, o apoio, comprometimento e participação de todos os envolvidos nesta jornada será fundamental.