Evento realizado pelo curso de Direito da Unidade Americana incentiva cidadania e debate políticas públicas para a juventude.
No dia 28 de novembro, o 6º semestre do curso de graduação em Direito do UNISAL Americana, campus Maria Auxiliadora, realizou a Conferência Simulada Municipal de Direitos das Juventudes, com o tema “E o amanhã que queremos”. A atividade foi organizada sob orientação do professor mestre Robert Soares do Nascimento, no componente curricular Ética e Cidadania, e integrou a avaliação da disciplina.
Aberta ao público, a conferência simulada teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática de participação cidadã. Diferente das conferências oficiais, essa simulação permitiu aos alunos compreender a importância desses espaços para a coleta de demandas que podem se transformar em políticas públicas, destaca o professor Robert Nascimento.
O evento contou com a presença de autoridades que acompanharam a abertura, os debates e a apresentação das propostas, como:
Pe. Roque Luiz Sibioni – Pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL
Dra. Renata Nasraui – Promotora de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo
Dra. Bruna Oliveira – Advogada e representante da 48ª Subseção da OAB de Americana
Esther Morais – Vereadora de Santa Bárbara d’Oeste
Professora Juliana – Vereadora de Americana
Bruno Santos – assessor representante do vereador Lucas Leoncine, avaliador externo dos trabalhos.
Maria Helena Galhani – advogada, avaliadora externa dos trabalhos.
A programação incluiu palestras sobre políticas públicas para jovens, ministradas pela Dra. Renata Nasraui e pelo Sr. Felipe Gonçalves da Silva, Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de Campinas.
Na etapa final, os alunos apresentaram propostas baseadas nos eixos do Estatuto da Juventude, abordando temas como cidadania, educação, saúde, cultura, diversidade, trabalho, comunicação, lazer, mobilidade e meio ambiente.
Propostas inspiram indicação do vereador Lucas Leoncine para políticas públicas em Americana
As demandas levantadas foram reunidas em um documento, que será encaminhado aos poderes Executivo e Legislativo, como sugestões para análise e possível implementação. Além disso, o vereador Lucas Lencione, protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo à prefeitura a execução ações e políticas públicas voltadas à população jovem de Americana, discutidas na conferência. De acordo com o parlamentar, a participação dos jovens na vida política da nossa cidade precisa ser estimulada.
“Eles trazem ideias inovadoras e novas perspectivas, além de apontar para solução de problemas sociais e econômicos em todos os bairros. Por isso, eu acompanharei as providências do Poder Executivo nessas demandas”, afirmou.
Na indicação, Leoncine propõe ações como a criação de um observatório municipal de violência juvenil, com formulação e acompanhamento de indicadores; ampliação acessibilidade em ambientes educacionais e materiais didáticos tecnológicos para estudantes com autismo; criação de Centro de Referência para atendimento psicológico, jurídico e social para jovens vítimas de discriminação; e inclusão de projetos sobre educação emocional e digital nas escolas municipais.
O documento será votado em Sessão Ordinária e encaminhada ao poder Executivo para análise.
Olha só alguns registros da noite:







