Roda de Conversa Reflete o Papel Transformador da Psicologia na Educação
Roda de Conversa Reflete o Papel Transformador da Psicologia na Educação

Evento marcou encontro da disciplina Legislação e Políticas Educacionais dos alunos de Psicologia no UNISAL Lorena

No encontro da disciplina Legislação e Políticas Educacionais, os estudantes do 8º semestre da Licenciatura em Psicologia do UNISAL Lorena participaram de uma roda de conversa profundamente inspiradora, que destacou a educação como instrumento de transformação social.

Conduzida pelo professor Mateus Gomes, a atividade contou com a presença de três convidados da Escola Severino Moreira Barbosa: os professores Zilda, Ricardo e Cínthia, que compartilharam experiências e reflexões sobre os desafios enfrentados no cotidiano escolar, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades sociais.

O debate foi estruturado em dois eixos centrais: a atuação dos psicólogos na educação, com foco na juventude, e a atual conjuntura de violência e violação de direitos humanos no Rio de Janeiro. A partir desses temas, os participantes discutiram o papel ético e social da Psicologia frente às desigualdades, reforçando a importância de práticas comprometidas com a dignidade humana, a inclusão e a justiça social.

Durante o encontro, os estudantes foram provocados a refletir sobre como a escola pode ser um espaço decisivo de acolhimento, prevenção e promoção da cidadania. Os relatos dos convidados trouxeram à tona a urgência de uma formação crítica e sensível às múltiplas dimensões que atravessam os espaços educativos, da aprendizagem às questões sociais, culturais e éticas.

A roda de conversa também abordou os impactos dos recentes episódios de violência no Rio de Janeiro sobre a infância, a juventude e a comunidade escolar, destacando o papel da Psicologia na defesa dos direitos humanos e na construção de políticas educacionais mais inclusivas e eficazes.

Com a participação de 25 pessoas, a atividade foi encerrada com um compromisso coletivo: fortalecer práticas que promovam empatia, equidade e respeito às diversidades. Como destacou um dos participantes.

“A Psicologia na escola não é neutra. Ela deve ser ética, crítica e humana, atuando para transformar vidas e combater qualquer forma de exclusão ou violação de direitos.”, afirma o professor

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