Autismo: Estratégias Essenciais

Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015), a educação demanda práticas que garantam a efetiva participação de todos os alunos. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com suas singularidades na comunicação, interação social e processamento sensorial, apresenta desafios específicos nos níveis Médio e Superior, onde a exigência por autonomia e abstração é maior. Este curso surge para equipar os educadores, preparando-os para responder a essa diversidade e transformar o ambiente acadêmico em um espaço verdadeiramente inclusivo. O curso foi concebido para preencher uma lacuna formativa crucial, fornecendo aos professores um repertório teórico e prático essencial. O objetivo é capacitar os participantes para compreender as características do TEA, identificar barreiras à aprendizagem e implementar estratégias pedagógicas, adaptações curriculares e suportes ambientais eficazes, promovendo não apenas a inclusão, mas o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes autistas.

Professor responsável

Profa. Me. Priscilla Siomara Gonçalves

Disponível em

Americana

Período de inscrição

28/10/2025

Duração

12 horas

Horário das aulas

Sábados – 01/11 (Presencial); 08/11 (Presencial); 22/11 (Híbrido/Remoto); 29/11 (Presencial) – 08h30 às 11h15

Investimento

2x parcelas de R$ 45,00

Objetivos

Objetivo Geral:
Capacitar educadores formais e não formais, de instituições de ensino e obras sociais, para identificar as necessidades educacionais específicas de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e implementar estratégias pedagógicas, comunicacionais e ambientais eficazes para promover sua inclusão, participação e aprendizagem significativa em sala de aula.

Objetivos Específicos:

  • Compreender as características fundamentais do TEA, suas manifestações diversas e como elas impactam o processo de aprendizagem no adolescente e adulto jovem.

  • Desconstruir mitos e estigmas associados ao autismo, promovendo uma visão baseada em evidências e no potencial dos estudantes.

  • Identificar possíveis barreiras à aprendizagem e à participação presentes no ambiente educacional (físicas, sensoriais, pedagógicas e atitudinais).

  • Desenvolver estratégias para manejar situações desafiadoras, como crises de ansiedade e sobrecarga sensorial, de forma tranquila e assertiva.

  • Estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas necessárias para a autonomia e a vida universitária ou profissional.

  • Promover a colaboração entre professores, setor pedagógico, família e o próprio estudante para a construção de uma rede de apoio eficaz.

Público-Alvo

Educadores, Professores e demais profissionais da Educação, como também estudantes de licenciatura e bacharelado de ciências humanas e interessados.

Método de ensino

Híbrido

Conteúdo programático

Encontro 1 – Características do TEA, Neuroanatomia Básica e Transição do Modelo Médico para o Social

  • Bloco 1: O que é o Espectro Autista? Para além dos estereótipos

  • Bloco 2: Bases neurobiológicas e a mudança de paradigma: do modelo médico ao social

  • Bloco 3: A prática da inclusão: as barreiras segundo Romeu Sassaki

Encontro 2 – Regulação Sensorial e Preparação do Ambiente Inclusivo

  • Bloco 1: O sistema nervoso autista: entendendo a base da regulação

  • Bloco 2: Mapeando e adaptando o ambiente educacional

  • Bloco 3: Estratégias de regulação e prevenção de crises

Encontro 3 – Mediação da Aprendizagem e Comunicação no Ensino Superior: Estratégias Universais e Apoios Discretos

  • Bloco 1: Desmistificando a comunicação no universo adulto

  • Bloco 2: Estratégias de apoio discretas e universais

  • Bloco 3: O papel do professor como mediador e a institucionalização do apoio

Encontro 4 – Planejamento Pedagógico para a Neurodiversidade: Teorias e Estratégias

  • Bloco 1: Revisitando as teorias de aprendizagem sob a ótica da neurodiversidade

  • Bloco 2: O framework do Design Universal para a Aprendizagem (DUA)

  • Bloco 3: Estratégias específicas e avaliação inclusiva

Contato

extensao.americana@unisal.br

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro