UNISAL marca presença no 9º Congresso Internacional de Direitos Humanos na UCSH 
UNISAL marca presença no 9º Congresso Internacional de Direitos Humanos na UCSH 

Evento apoiado pelo UNISAL pode ser acompanhado online

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2025, a Universidad Católica Silva Henríquez (UCSH), no Chile, foi palco do 9º Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Escuela de Derecho da instituição. O evento, apoiado pelo UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) reuniu especialistas de diversos países para debater os principais desafios contemporâneos relacionados aos direitos fundamentais, com destaque para temas como corrupção, crime organizado, inclusão social, sustentabilidade e o impacto das novas tecnologias. 

O UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) esteve representado por diversos docentes, entre eles a professora Dra. Grasiele Ferreira, que participou no dia 21 com a palestra Reflexiones sobre Diez años de aplicación del Estatuto de las personas com Discapacidad en Brazil” (Reflexões sobre dez anos de implementação do Estatuto da Pessoa com Deficiência no Brasil”)  

Em sua fala, a professora trouxe reflexões profundas sobre os desafios da inclusão no ambiente universitário e corporativo, destacando a importância de ações concretas que vão além da matrícula. 

“Não basta só matricular o aluno, é importante garantir sua permanência com qualidade, com profissionais especializados, materiais didáticos acessíveis e uma pedagogia que respeite a individualidade de cada um”, afirmou. 

Ela também ressaltou o papel transformador da legislação brasileira, afirmando que a “Lei de Inclusão é um farol que nos guia a uma sociedade mais justa.” 

Continuidade do Congresso 
 
Além da participação da professora Dra. Grasiele o congresso também contou com a presença e participação dos professores Ricardo Leonel Da Silva, cujo tema da palestra foi “La seguridad social como derecho fundamental: una politica constitucional para la máxima protección de los tabajadores (A seguridade social como direito fundamental: uma política constitucional de máxima proteção aos trabalhadores”) e da professora Luzia de Fátima Ragazini com o tema: “Derechos humanos de las mujeres: un análisis desde la legislación brasileña sobre del delito de feminicidio”(Direitos humanos das mulheres: uma análise a partir da legislação brasileira sobre o crime de feminicídio).  

Todo esse trabalho reforça o compromisso do UNISAL com a promoção dos direitos humanos e com a construção de ambientes mais inclusivos e equitativos.  

O congresso proporcionou um espaço de diálogo internacional, fortalecendo redes acadêmicas e ampliando horizontes para práticas mais humanas e sustentáveis. 

Fique por dentro

O evento foi transmitido ao vivo pela internet e as palestras estão disponíveis no Youtube.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro