A comunidade acadêmica do UNISAL se despede com pesar de um educador que marcou gerações e dedicou sua vida ao nobre papel da educação.
A comunidade de aprendizagem do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Profº. Dr. Francisco Evangelista ocorrido na manhã desta segunda-feira, 18 de agosto de 2025. Conhecido carinhosamente por todos como “Professor Chiquinho”, ele dedicou mais de três décadas de sua vida à educação, deixando uma marca indelével na instituição e em seus alunos.
Um Legado de Conhecimento e Carisma Salesiano
Profº. Dr. Francisco Evangelista, graduado em Filosofia e com mestrado e doutorado em Educação, atuou no UNISAL desde 1994, principalmente na Unidade Campinas, mas também na Unidade Americana, onde contribuiu para o Mestrado em Educação. Sua trajetória também inclui sua atuação na Escola Salesiana São José e a participação em diversos grupos de pesquisa e núcleos institucionais.
Mais do que um educador, o Professor Chiquinho foi um inspirador, sempre engajado em projetos que iam além da sala de aula. Ele foi um dos idealizadores do projeto “Leitura Filosófica”, uma iniciativa que tinha como propósito fomentar reflexões sobre temas relevantes da atualidade, enriquecendo o debate intelectual na cidade de Campinas. Seu compromisso com a educação e a filosofia, alinhado ao carisma salesiano de São João Bosco, transformou a vida de inúmeros estudantes, professores e colegas.
Em Memória de um Mestre que Nos Ensinou a Olhar o Futuro
Em sua tese de doutorado, defendida em 2011, o professor escreveu uma frase que ressoa hoje em sua memória: “Todo ato exige esquecimento. (…) É preciso marcar o limite do que deve ser esquecido do passado”. Suas contribuições para a educação e para a comunidade salesiana jamais serão esquecidas. Seu legado nos inspira a seguir em frente, com a esperança da Ressurreição, no nobre ofício de educar, o qual ele defendeu e pelo qual lutou com tanta paixão.
Em respeito a este momento, e em solidariedade à sua família, amigos e colegas, o UNISAL decretou luto oficial na Unidade Campinas, e, neste dia 18 de agosto de 2025, as atividades acadêmicas e institucionais estão encerradas, para retorno regular na data de 19 de agosto, nos horários já habituais.

