O VII Congresso ANEC 2025 impulsiona o debate no cenário da Educação Católica em Fortaleza (CE), com atividades até o dia 4 de julho . O reitor do UNISAL, Prof. Dr. Duilio Fabbri Jr., participa do evento, que celebra os 80 anos da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e apresenta uma programação abrangente com a presença de diversos especialistas da área.
A programação do congresso, que teve o início no dia 2 de julho, aborda temas fundamentais para o futuro da educação, com a participação de renomados profissionais. Entre os principais assuntos e palestrantes, destacam-se:

- Inclusão e Diversidade:
- A temática “Educação Católica Inclusiva: espaço de acolhimento e respeito a todas as pessoas” foi discutida por Patrick Wagner de Azevedo, Rosemary Francisca e Suely Menezes.
- Sala Temática aprofunda “Inclusão e diversidade na Educação Católica: políticas públicas e os desafios pedagógicos e institucionais para a educação básica e superior”, com a participação de Adriane Menezes, Doutora em Educação Especial.
- Sustentabilidade e Ecologia Integral:
- A discussão “Educação em tempos de emergência climática: a agenda da ecologia integral na gestão, no currículo e na formação de atitudes para uma consciência planetária” contou com Ir. Afonso Murad, Marina Oliveira e Aleluia Heringer.
- Aleluia Heringer, Mestra e Doutora em Educação e autora de livros sobre ecologia integral, também lidera uma sala Temática sobre “Ecologia integral: 10 anos depois, o que estamos colhendo e o que ainda precisamos fazer?”.
- Inteligência Artificial (IA) e Desenvolvimento Humano Integral:
- O tema “Inteligência artificial e desenvolvimento humano integral: perspectivas éticas, pedagógicas e sociais para uma educação humanizada” é abordado por Fernando Trevisani e Rosa Maria Vicari.
- As tendências do Ensino Superior 5.0, incluindo IA, são foco de sala temática , liderada por Vidal Martins.
- Saúde Mental:
- Sala Temática trata de “A compreensão do sofrimento psíquico e o cuidado com a Saúde Mental: o que queremos por Projeto de Vida e humanismo solidário?”, com a liderança de Aldi Roldão, psicólogo e mestre em Psicologia Social e do Trabalho.
- Comunicação da Fé e Identidade Confessional:
- Os desafios e estratégias para “Comunicar a fé em um mundo multifacetado: desafios e estratégias de fortalecimento da identidade confessional na Educação Católica” são explorados por Dom João Justino e Ir. Carolina Mureb Santos.
- Houve também o lançamento das Linhas de Ação Pastoral da ANEC para escolas católicas, por Ir. Carolina Mureb Santos.
- Governança e Gestão Institucional:
- A “Governança de instituições católicas para um futuro promissor: transparência, responsabilidade, sustentabilidade e autonomia” é discutida por Geani Moller e Jorge Siarcos.
- Outras salas temáticas abordam “Mercado de capital aberto, concorrência e as estratégias de mercado para a educação católica” com Christian Coelho, “Gestão do CEBAS” com Liliane Pellegrini e Luciana Fernandes, “Comunicação, Experiências, Marketing” com Fabrício Félix, e “Financiamento e gestão da Educação Superior” com Márcio Sanchez.
- Marcos Regulatórios e Inovação na Educação Superior:
- A Sala Temática 8 com Alexandre Nicolini discute “Novos marcos regulatórios das Licenciaturas e da EaD: a urgência da inovação, o desafio da consistência”.
- Educação para a Esperança e Futuras Gerações:
- A Conferência Inaugural com Dom Francisco Agamenilton abordou “A Educação Católica e seu compromisso com a garantia de direitos”.
- A Conferência de Encerramento, ministrada por Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Paulo Fossatti – Pós-Doutor em Ciências da Educação e vice-presidente da Câmara de Ensino Superior do CNE – focará em “Educar corações e mentes para a esperança: a agenda da Educação Católica para as futuras gerações”.
Além das mesas-redondas e salas temáticas, o congresso inclui Celebração Eucarística, Adoração Eucarística, Ofício Divino, lançamento de livros como “As origens da Pedagogia Cristã” de Pe. Charles Lamartine, apresentações culturais, e a visita à ExpoANEC durante os coffee breaks. O evento também marca a Solenidade de comemoração dos 80 anos da ANEC e culminará com a Bênção de envio e o lançamento do próximo Congresso Nacional de Educação Católica 2027.