Unidade do UNISAL Lorena realizou, na última semana, a visita monitorada e vivência prática no Curso de Educação Física do Campus. A ação aconteceu no dia 28 de maio, por volta das 21h, a partir da visita especial da Escola Profª. Alice Vilela Galvão (turma EJA), ao curso do Centro Universitário.
A atividade contou com uma acolhida de 40 participantes, além da apresentação do curso e a visita monitorada aos espaços do UNISAL. Logo após esse momento foram realizados jogos interativos adaptados para uma vivência prática da turma na quadra do Campus.
Vale lembrar que a iniciativa partiu do professor do curso, Ricardo Bustamante, como forma de inclusão da comunidade externa aos espaços do UNISAL. As atividades foram planejadas junto aos alunos do curso de Licenciatura, como estratégia para uma vivência integrada no ambiente escolar. O evento contou ainda com o apoio da Extensão Universitária e alunos do 1º ano do curso de Educação Física.
Diante da ação o coordenador de extensão. Profº. Mateus Gomes, parabenizou o Prof.º. Ricardo e o coordenador do curso Marcelo Guimarães, bem como os alunos que demonstram um sério comprometimento com as ações extensionistas propostas.
“Foi muito importante apresentar nossos espaços, contar um pouco sobre nosso curso e ter a oportunidade de realizar uma vivência prática que uniu diversão e aprendizado”, considerou o aluno do UNISAL, Wagner Henrique.


Educação Física também realizou atividade esportiva e lúdica, “CAIXA DE JOGOS: MOVER, BRINCAR E APRENDER – PROJETO INTEGRADOR“

No dia 23 de maio o curso de Educação Física do UNISAL Lorena apresentou também uma atividade especial para o Projeto Integrador, realizado pelos alunos do 1º ano do Curso. A ação aconteceu entre 13h e 16h e, na tarde do dia 23, foi realizada então, na Escola Estadual Professor Joaquim Ferreira Pedro, a atividade extensionista do Projeto Integrador “Caixa de Jogos: Mover, Brincar e Aprender”.
Promovida pelos alunos do curso de Educação Física, com turmas do Ensino Fundamental II, a ação teve como objetivo estimular o movimento, a socialização e a aprendizagem por meio de jogos lúdicos e cooperativos. A atividade ocorreu no espaço da quadra e em áreas abertas da escola, organizadas em estações de jogos que foram previamente planejadas pelos alunos do Curso com a participação de cerca de 200 pessoas. Cada estação contava com um jogo diferente retirado da “Caixa de Jogos”, que continha materiais simples e variados: bolas, cordas, bambolês, cones, fitas, entre outros.
Os jogos foram selecionados com base nos princípios da ludicidade, inclusão e desenvolvimento motor, e foram adaptados conforme a faixa etária dos estudantes participantes. O objetivo da ação foi promover o desenvolvimento motor e social dos alunos do Ensino Fundamental II, valorizar o brincar como ferramenta pedagógica e proporcionar uma vivência prática para os alunos do curso de Educação Física. A ação fez parte de um componente curricular teórico-prático, permitindo aos universitários experimentarem o planejamento, organização e condução de atividades pedagógicas com turmas reais, além de favorecer a integração entre escola e comunidade acadêmica. A atividade representou uma parceria entre a escola de Educação Básica e o curso de Educação Física, criando um espaço de troca de saberes e experiências.



