A reunião de abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica BIC-Sal e BIT-Sal de 2025 do UNISAL aconteceu dia 26 de fevereiro, em Americana, a partir do encontro de bolsistas, orientadores e a gerência do UNISAL Americana para a explanação das diretrizes e realização dos programas, assinatura de termos e orientações gerais para o ano de 2025.
Este ano o UNISAL terá 06 projetos BIC e 01 projeto BIT, que contarão com a participação direta de 27 alunos e 7 docentes orientadores na unidade de Americana.

No UNISAL os estudantes têm a oportunidade única de vivenciar a pesquisa científica durante a graduação por meio do Programa de Iniciação Científica, pois, a partir desta iniciativa os alunos expandem conhecimentos com estudos para a compreensão e desenvolvimento de teorias, projetos e argumentações diferenciadas, enriquecedoras e capazes de ampliar conhecimento pessoal, além de contribuir com novas pesquisas e informações para a sociedade. O programa inclui, então, as bolsas de apoio à pesquisa do estudante (BIC-Sal/UNISAL e BIT-Sal/UNISAL), que têm edital próprio para participação dos alunos.
Confira os objetivos do Programa de Iniciação Científica do UNISAL:
1). Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de Graduação;
2). Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
3). Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
4). Estimular uma maior articulação entre a Graduação e Pós-graduação;
5). Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
6). Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na Pós-graduação;
7). Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de Graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
8). Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.