Agora somos 5! Saiba o porquê a nota do MEC é um índice decisivo para a escolha da sua faculdade

O UNISAL acaba de alcançar o conceito máximo na avaliação de Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

O procedimento avaliativo é extremamente importante para atestar a saudabilidade e a relevância socioeducacional das instituições brasileiras de Ensino. Todo o processo de recredenciamento aconteceu a partir da visita técnica – presencial e virtual – da comissão avaliadora do MEC, baseada em 5 eixos estruturais: i) Planejamento e Avaliação Institucional; ii) Desenvolvimento Institucional; iii) Políticas Acadêmicas; iv) Políticas de Gestão e v) Infraestrutura.

Além das entrevistas diretas com a reitoria, corpo acadêmico, gestores e administrativos, uma série de documentos e relatórios comprovatórios foram conferidos por toda a comissão.

Ao término do processo de averiguação o Conceito Institucional se apresenta graduado em uma escala variável, sendo a nota 5 a máxima disponível. Para o MEC são as notas acima de 4 que pontuam excelência. “…Pois temos satisfação e orgulho em comunicar que, com o trabalho de equipe, atingimos nota máxima. Esses resultados são frutos conquistados através de nossa união e comprometimento e impactarão diretamente na avaliação de nossos cursos, em nossa relevância social e mercadológica, além de contribuir, ainda mais, para parcerias externas de concessão de bolsas e projetos interinstitucionais importantes para os nossos estudantes”, enfatizou o reitor do UNISAL, prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior.

Dados nacionais e regionais

Com base nas consultas públicas aos dados do e-MEC atualmente existem 3.113 IES (Instituições de Educação Superior) ativas no país, das quais, 623 possuem o Conceito Institucional (CI) nota 5; no Estado de São Paulo há 140 IES com CI nota 5; nas cidades de Americana, Campinas e Lorena, por exemplo, há apenas 08 instituições pontuadas no CI com a nota 5.

Por isso,  já sabe: procure saber qual é a nota institucional das faculdades que você está buscando e tenha mais confiabilidade no seu processo acadêmico.