UNISAL Americana recebeu palestra “Democracia e Direitos Políticos: cidadania no modo ativo”

O UNISAL Americana organizou, dia 02 de outubro, o encontro “Democracia e Direitos Políticos: cidadania no modo ativo”. A ação foi promovida pelos Núcleos institucionais, em parceria com a Extensão e a Pastoral e contou com dois palestrantes extremamente qualificados e com grande domínio da temática. De acordo com a organização os palestrantes trouxeram conhecimento aprofundados sobre as bases do tema e estimularam uma reflexão crítica sobre o cenário político brasileiro, destacando a importância da participação consciente nas eleições municipais. Os Núcleos institucionais, a Extensão e a Pastoral acreditam ter contribuído para a reflexão e o amadurecimento em relação ao processo eleitoral, bem como para o debate contínuo sobre a democracia no Brasil e seu aprimoramento.

Os palestrantes do dia foram:

1. Prof. Dr. Enrico P. Bueno da Silva (UNESP-FCLar):
    Trouxe ideias de autores como Gramsci e Habermas, destacando a importância dos representantes eleitos estarem atentos à sociedade civil, bem como a liberdade de manifestação e participação ativa dos cidadãos.
  2. Prof. Dr. Lucas Costa (UNESP, aluno do curso de Direito do UNISAL Americana):
    Refletiu sobre a construção dos direitos fundamentais, com ênfase nos direitos políticos, e destacou o papel dos universitários no processo político, incentivando reflexões críticas sobre os desafios políticos no Brasil.