UNISAL Americana organiza comemoração sobre Dia da Árvore e apresenta palestra sobre o valor florestal.

No dia 18 de setembro de 2024 o UNISAL Americana organizou a comemoração do Dia da Árvore (oficialmente celebrado no dia 21 de setembro), por meio da palestra “O valor das Árvores”, apresentada pelo Engenheiro Florestal Luca Fornaziero Suzigan. Na palestra foram apresentados diferentes aspectos sobre a importância das florestas nativas, florestas urbanas e florestas plantadas para uso industrial, com destaque para o valor da Floresta Amazônica, não apenas para o Brasil, mas para o nosso planeta.

A abordagem permitiu a todos uma reflexão sobre os impactos positivos das árvores na manutenção da vida terrestre, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, saúde, proteção dos povos originários e economia, além de outros que foram abordados de maneira esclarecedora, o que reforça a urgência na adoção de medidas que impeçam os eventos de queimadas que têm ocorrido no Brasil no último mês.

Luca estudou no Colégio Dom Bosco de Americana durante o ensino fundamental e ensino médio e relatou que se sentiu feliz em contribuir com o evento do UNISAL, que foi  uma ação conjunta dos Núcleos de Educação Ambiental, de Educação em Direitos Humanos e de Educação em Relações Étnico -Raciais e da Pastoral. Estiveram presentes alunos, docentes, colaboradores e convidados externos, o que permitiu que a comunidade pudesse refletir sobre a necessidade de cuidados e atenção às árvores.