Introdução à Psicologia Junguiana

O saber do campo psicológico é atravessado por diferentes teorias do desenvolvimento humano e possibilidades de manejo clínico que podem ser compreendidos por meio de diferentes abordagens. Neste sentido a Psicologia Analítica fundada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung é uma das abordagens psicológicas que leva ao fascínio e interesse por parte de muitos estudantes e profissionais no campo da saúde mental por compreender um olhar ampliado sobre os aspectos subjetivos perpassados por questões simbólicas, religiosas e culturais do ser humano. Em sua teoria Jung reflete a influência e expressão do inconsciente pessoal e coletivo ao longo do desenvolvimento de cada pessoa, trazendo ao campo da clínica um olhar bastante amplo e profundado a respeito da interpretação e análise dos sonhos, ampliações arquetípicas de mitos e contos de fadas além de recursos expressivos e do imaginário para auxiliar no manejo de conflitos e demandas da clínica.

Professor responsável

Me. Thiago Ribeiro Borges

Disponível em

Lorena

Período de inscrição

21/09/2024 – 07/11/2024

Horário das aulas

Sábado – 08h30 a 17h30

Objetivos

Possibilitar a estudantes e profissionais da psicologia o estudo da Psicologia Analítica a partir de seus pressupostos teóricos e práticos, manejo clínico e visão a respeito do desenvolvimento da personalidade e dos processos psicopatológicos.

Público-Alvo

Profissionais da Psicologia.

Método de ensino

Combinação de aula expositiva-dialogada com apresentação de estudo de casos e dinâmica de grupo.

Conteúdo programático

1 – Jung: vida e obra
2 – Estrutura da Personalidade (Ego, Persona, Sombra, Anima, Animus, Self)
3 – Inconsciente Pessoal e Coletivo