Fundamentos da Língua Espanhola

Partindo do pressuposto de que existe uma necessidade linguística e cultural de falar a língua espanhola dentro e fora do meio acadêmico, o curso Noções básicas em Espanhol se justifica na
medida em que os alunos possam aprender o mínimo necessário para ler e se comunicar suficientemente, não descuidando do elemento cultural por meio do qual a língua está imbuída. Justifico aqui a real precisão dos discentes em aprender uma nova língua, tão pertinente para a formação e para o currículo dos mesmos, levando em consideração também o lugar do Brasil no contexto globalizado em que se encontra na atualidade.

Professor responsável

Jefferson Ribeiro Gonçalves

Disponível em

Lorena

Período de inscrição

30/09/2024

Duração

Horário das aulas

Terça-feira – 17h as 18h

R$100,00

Objetivos

Objetivo principal é capacitar os alunos desenvolvendo as quatro habilidades linguísticas: Leitura, Escrita, Audição, e Fala.

Para tanto, serão necessários os objetivos específicos, tais como: exercícios de leitura, de escrita, de audição e de fala do idioma alvo (Espanhol) para que o objetivo principal seja plenamente alcançado. Dentro do objetivo principal encontra-se a necessidade de promover o conhecimento não apenas linguístico e gramatical, mas sim cultural em detrimento das exigências acadêmico-científicas dos alunos bem como da universidade como um todo.

Público-Alvo

Alunos dos cursos oferecidos pela UNISAL (São Joaquim) de Lorena , bem como o público de fora, envolvendo assim toda a comunidade local.

Método de ensino

Em vista dos objetivos específicos apresentados anteriormente, o método de ensino consiste em aulas expositivas sobre gramática e tópicos diversos de linguística bem como explanações de
conteúdos culturais, tais como: músicas, filmes, receitas e festas típicas etc. As aulas serão realizadas presencialmente dentro do espaço concedido pela Universidade Unisal. Dando a possibilidade de serem aulas no formato híbrido, ou seja, com alunos acompanhando as aulas pelo computador contemporaneamente.

Conteúdo programático

O Alfabeto;
Os números ordinais e cardinais;
As cores; As Horas;
Pronomes Pessoais Sujeito;
A formação do Plural dos substantivos;
O uso e concordância dos Adjetivos;
Pronomes e Adjetivos Possessivos;
A diferença entre “Muy e Mucho”;
Uso e concordância do verbo “Gustar”;
Leitura e escrita de bilhetes e cartões postais;

Conteúdo cultural a ser trabalhado: Músicas, Trailers de filmes, Filmes e Séries, Receitas e Festas Típicas, Jogos como Bingo, Caça-palavras, Karaokê etc.

Exercícios direcionados para leitura e escritura de pequenos textos como recados, mensagens e e-mails; Práticas de conversação em ambos os níveis.

extensao.lorena@unisal.br