UNISAL Americana recebe evento cultural socioeducativo “Racismo é um Projeto”

O UNISAL Americana receberá, no dia 13 de novembro, a partir das 19h, o evento cultural socioeducativo “Racismo é um Projeto”, com o apoio dos Núcleos de Educação das Relações Étnico-raciais, Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental e Pastoral Universitária. A ação tem entrada gratuita para toda população.

Apresentações anteriores e regionais da ação “O Racismo é um projeto”. Crédito Imagens: @racismoeumprojeto

A ação “Racismo é um Projeto” é uma proposta de intervenção que combina apresentação teatral e debates, com o foco no letramento racial. O objetivo da iniciativa é desenvolver, a partir da arte e do debate, a consciência crítica sobre questões de raça, etnia e diversidade cultural. Para dar ênfase à dialética a peça cênica “Eu, você, nossas cores, nossa voz” será apresentada por Adriana Brasil (palestrante e atriz)
e Karoline Leão (atriz e diretora da peça) e contará as histórias de lutas de duas mulheres negras, Sandara e Yalodê. O projeto segue encenado em escolas públicas, pastorais e instituições sociais na região, para abordar as condições culturais relacionadas ao racismo estrutural e será reapresentado no Auditório Azul, do UNISAL Americana. Vale ressaltar que a data de 18 de novembro está marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Racismo.

Dados publicados em 2023, pela pesquisa Percepções sobre o racismo no Brasil, realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), sob a encomenda do Instituto de Referência Negra Peregum e do Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) – e divulgadas no mesmo ano pela Agência Brasil – (edição de Fernando Fraga), apontaram que pessoas pretas são as que mais sofrem com o racismo no país, pois, nove, em cada dez pessoas (96%), compartilham dessa visão. Em segundo e terceiro lugares, os indígenas e os imigrantes africanos, respectivamente estariam no ranking, com 57% e 38%, respectivamente.

De forma abrangente, 88% dos participantes da pesquisa concordaram que essa parcela da população é mais criminalizada do que brancos e, um dado ainda mais alarmante, do mesmo estudo, apontou que mais da metade (51%) dos brasileiros declarou já ter presenciado ao menos um ato de racismo.

A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Local da apresentação: Auditório Azul (UNISAL Americana)
O UNISAL Americana fica na Av. de Cillo, 3500 – Parque Universitário, Americana – SP, 13467-600.