Segundo dia da Conferência Continental reafirmou estratégias e metodologias salesianas para o Programa Comum 2022-2026

O segundo dia da X Conferência Continental das Instituições Salesianas de Educação Superior – IUS – da América reafirmou, em quatro sessões plenárias, as estratégias, objetivos educacionais e institucionais para o decorrer do ciclo do Programa Comum 2022-2026.

A agenda foi conduzida pelo Coordenador das IUS América, sdb, Ir. Mario Olmos, a partir da apresentação dos objetivos principais do encontro. As dinâmicas fomentaram a promoção de iniciativas, projetos e programas de pesquisas, serviços às comunidades, a evidenciação de políticas institucionais que disseminem o pensamento coletivo, no oferecimento de soluções aos problemas sociais de grande magnitude – principalmente os que envolvam a juventude, a família, a ecologia, a migração, os direitos humanos, a interculturalidade, a tecnologia digital, ecumenismos – além da importância do diálogo inter-religioso, das gestões práticas, eficientes e criativas  que se fazem necessárias à sustentabilidade das IUS.

De acordo com Ir. Mario Olmos o legado salesiano socioeducacional é direcionado às gerações de jovens líderes, em cada país, ativos e presentes, que se distingam, não somente pela competência profissional, mas também, pela qualidade humana, ética, e pelo compromisso social, a partir do preparo de alunos que, durante os processos de formação, disponham de ferramentas que os façam sensíveis à realidade das sociedades em que vivem.

As explanações, de Ir. Mario Olmos, seguiram em complementação a partir das ideias e pontuações dos participantes e pesquisadores do dia para abordarem os quatro âmbitos e redes avaliadas. As explanações seguiram com a participação de Blanca Elvira Ramos (El Salvador) e Luisa Amelia Sibrián Escobar (El Salvador), para abordagens sobre as políticas da presença salesiana na Educação Superior 2022–2026, o Programa Comum 6, 2022 – 2026 das IUS da América e o Ensino superior na Ibero-América, seguida de Genésio Zeferino (Unileste Brasil) e Eduardo Menjivar (El Salvador) para as tratativas sobre pastoral universitária, qualidade da formação dos estudantes, rede de educação a distância; Carlos Bran (El Salvador) para abordagens sobre sustentabilidade econômica e financeira, rede de interculturalidade (RIUSI) e redes elétricas/cidades inteligentes e Hermes Blanco, para falar sobre as rede de bibliotecas.
O dia reservou tempo também para abordagens sobre a Rede de eletrônica (RELCA), o congresso internacional de auditoria, além da gestão e negócios IUS Education Group (que reúne instituições acadêmica em todo o mundo), apresentada por Maria Sol Villagómez (Equador) e Extensão Continuada, com Renato Machado(Brasil), e se encerrou com a plenária de orientações para o trabalho no período 2024-2026.