Os símbolos no Apocalipse de João

O livro do Apocalipse de João é sem dúvidas o texto mais intrigante e enigmático de toda a Sagrada Escritura. Por séculos tem despertado a curiosidade e também o medo nos leitores cristãos. Um importante aspecto para a leitura e interpretação do Apocalipse é entender que sua narração é composta majoritariamente por uma linguagem simbólica e metafórica. O curso proposto busca exatamente oferecer uma análise a respeito da simbologia empregada no Apocalipse e, assim, ajudar a desvendar muitos de seus mistérios.

Professor responsável

Me. P. João Gabriel Galhoti Pinto, sdb

Período de inscrição

03/07/2024 – 05/08/2024

de 08/08/2024 a 29/08/2024 – carga horária de 8 horas

Horário das aulas

20h – 21h50

– Introduzir ao gênero literário do apocalipse (judaico e cristão);

– Analisar os principais símbolos e metáforas presentes no Apocalipse de João;

– Incentivar a leitura e o estudo dos textos bíblicos também como obras literárias.

Público-Alvo

– Estudantes de teologia, seminaristas, clero, agentes de pastoral e leigos interessados no estudo das Sagradas Escrituras.

Método de ensino

– Aulas expositivas;

– Leitura e estudo pessoal de material bibliográfico indicado pelo professor;

– Reflexão e discussão em grupo.

Será utilizado o aplicativo Microsoft Teams para as aulas remotas.

Conteúdo programático

Aula 1: Introdução ao gênero literário do apocalipse;

Aula 2: A simbologia nos “setenários”: As cartas; os selos; as trombetas e as taças;

Aula 3: A simbologia dos seres vivos: O cordeiro; o dragão e a mulher vestida de sol.

Aula 4: A simbologia das cidades: Babilônia, “a grande prostituta” e a Jerusalém celeste, “a esposa do cordeiro”.

atendimento.pio@unisal.br