UNISAL Expôs projetos práticos dedicados à Sustentabilidade durante 3ª edição da FEAMA

A 3ª edição da FEAMA (Feira Ambiental Municipal de Americana) reuniu, no dia 02 de junho, 99 expositores, visitantes e parceiros no CCL (Centro de Cultura e Lazer) do município, para um encontro temático e interativo com a distribuição de mudas de árvores, hortaliças e sementes, além de troca de objetos, vendas de produtos da agricultura urbana, equipamentos tecnológicos, artesanatos com reaproveitamento de resíduos e a exposições de projetos funcionais, tais como os projetos apresentados pelo UNISAL  (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).

Este ano o UNISAL participou, por exemplo, com a apresentação de dois trabalhos práticos dos Cursos de Engenharia (Produção e Automação), um deles – um veículo elétrico – cuja estrutura e projeção fora orientada pelo Prof. Carlos Miralles e outro sobre iluminação pública fotovoltaica, orientado pelo Prof. Paulo Soares (e demais docentes do 3º Semestre da Engenharia de Produção); a ação reuniu, diretamente, 16 alunos do UNISAL. Cerca de 8 mil visitantes passaram pela feira.

Ambos os temas, apresentados pelos alunos, e em desenvolvimento o para a sustentabilidade alternativa, seguem em evidência nacional. As vendas de carros elétricos teriam crescido, em fevereiro, 143% no país, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram publicados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Por sua vez a geração de energia solar fotovoltaica, no Sistema Interligado Nacional (SIN),  teria pontuado um crescimento de 56,8% em março deste ano, para 3.174 megawatts médios (MWmed), em comparativo aos 2.024 MWmed, contabilizados, no mesmo período de 2023; os dados são do boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).