Engenharia Mecânica do UNISAL Campinas: Experiência Imersiva com Desafio de Flambagem

Em uma aula memorável que integrou as disciplinas de Resistência dos Materiais II e Elementos de Máquina, os alunos do 7º semestre do Curso de Engenharia Mecânica do UNISAL Campinas, colocaram à prova a resistência de colunas elaboradas com palitos de sorvete. O “Desafio de Flambagem”, realizado na segunda-feira, 25 de março de 2024, reuniu a comunidade universitária para uma experiência prática que evidenciou a importância da teoria na engenharia.

Com empenho e dedicação, os estudantes construíram colunas com diferentes tipos de apoio e as submeteram a esforço de flambagem. Através da experimentação, os conceitos teóricos ganharam vida, ilustrando de forma clara e objetiva como os diferentes tipos de apoio influenciam na estabilidade estrutural.

A iniciativa proporcionou aos alunos um aprendizado enriquecedor e imersivo, reforçando a importância da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O “Desafio de Flambagem” se configura como um exemplo de pedagogia inovadora, onde a teoria e a prática se unem para promover um aprendizado mais significativo e engajador.
Parabéns aos alunos pelo comprometimento e aos professores Zaida Aguila e Eduardo Polis pelo incentivo à prática pedagógica inovadora!

Texto e fotos: Com informações da Professora Zaida Aguila, do UNISAL Campinas.