UNISAL promove intercâmbio cultural e acadêmico com a Bowdoin College
A iniciativa demonstra, assim, o compromisso do UNISAL com a internacionalização, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de projetos que impactam positivamente a comunidade.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo -UNISAL, Unidade Lorena, recebeu, entre os dias 10 e 15 de março, alunos e professores da Bowdoin College, tradicional instituição de ensino superior dos Estados Unidos. A iniciativa, idealizada pela equipe de Extensão do campus São Joaquim e Internacionalização do UNISAL, teve como objetivo promover a interconexão global, o desenvolvimento de projetos e pesquisas em conjunto e a troca de experiências entre as comunidades acadêmicas e rurais.

A programação da visita foi cuidadosamente elaborada para proporcionar aos participantes uma imersão cultural e acadêmica completa. No dia 11, após a recepção oficial, os alunos da Bowdoin College participaram de um bate-papo com o Prof. Antônio Sávio sobre o modelo de educação nas universidades brasileiras. Em seguida, conheceram os espaços do UNISAL e interagiram com alunos dos Cursos de Direito e Filosofia.

Experiência prática e projetos futuros

No dia 12, o grupo visitou a comunidade São Miguel, em Cachoeira Paulista (SP), onde conheceram de perto o projeto de inclusão digital realizado pelo UNISAL. Na ocasião, foram orientados pelo Prof. Warner Brezolin. A experiência proporcionou aos participantes a oportunidade de ouvir as demandas da comunidade e pensar em novas possibilidades de ação.

A programação também contou com palestra ministrada pelo Prof. Fernando Nascimento sobre o ChatGPT e outros temas relevantes. Alunos do UNISAL apresentaram seus projetos de pesquisa e extensão, criando um ambiente de aprendizado mútuo e troca de experiências.

Visita cultural e interação com a comunidade

Para completar a imersão cultural, os visitantes realizaram um passeio pela histórica cidade de Paraty e conheceram a Obra Social São Luís, onde interagiram com crianças e conheceram as oficinas promovidas pela instituição.

A visita dos alunos e professores da Bowdoin College proporcionou a troca de conhecimentos e experiências, a criação de laços de amizade e o desenvolvimento de projetos futuros em conjunto. A Profª. Dra. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, lembrou que em todo o mundo, “as universidades são incentivadas a se conectarem de várias maneiras, a fim de colher os benefícios da interconexão global”. Aqui no UNISAL, acrescentou, a internacionalização, por meio da visita dos alunos e professores de Bowdoin, pode se fortalecer ainda mais.

O coordenador da Extensão da Unidade Lorena, Prof. Mateus Gomes, destacou que “enquanto UNISAL e Equipe de Extensão, entendemos a importância dessa semana”. Além das muitas funções da Extensão Universitária, uma delas, de acordo com o professor, é “servir como instrumento de inserção social, aproximando a universidade das comunidades e as instituições universitárias, como UNISAL e Bowdoin”. O coordenador também agradeceu aos colaboradores por todo suporte.

“Tivemos trocas enriquecedoras. Uma fala que estava programada para 40 minutos virou um bate-papo de 2 horas, tamanho interesse do grupo”, enfatizou o Prof. Warner Brezolin.

Os visitantes também expressaram suas impressões sobre a experiência: o estudante Jon Miller, da Bowdoin College, compartilhou: “Há três coisas que definem uma boa cultura, na minha experiência: a comida, a paisagem e o povo. Em nossa curta estada no Brasil, eu percebi que as três são absolutamente incríveis. É um país tão bonito com várias pessoas de alma bonita. Também foi surpreendente perceber o quão parecido eu era com muitos estudantes e crianças crescendo nas cidades rurais do Brasil. Eu definitivamente quero voltar um dia!”.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL, com informações do Professor Mateus Gomes, da Extensão da Unidade Lorena. Fotos: Fotos: Comunicação e Marketing da Unidade Lorena.