Aula Magna com Vice-corregedor do TRT-15 marca início do ano letivo no UNISAL Lorena
Reflexões sobre a Dignidade Humana e a Hermenêutica na Legislação Trabalhista

Na manhã da segunda-feira, 26 de fevereiro, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, recebeu o desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), para uma aula magna que marcou o início do ano letivo dos cursos de Direito e Filosofia.

A palestra, intitulada “Dignidade Humana e Hermenêutica da Legislação Trabalhista”, abordou um tema importante para ambas as áreas, promovendo um diálogo interdisciplinar sobre as intersecções entre Direito, trabalho e humanidade. O evento atraiu alunos e professores do campus São Joaquim, proporcionando uma experiência enriquecedora.

Em sua fala de abertura, o desembargador destacou a relevância da relação de trabalho para o bem-estar social. Manoel Carlos defendeu que, contrariamente ao entendimento comum, o Direito do Trabalho foi concebido como um mecanismo de equilíbrio dentro do sistema econômico capitalista, representando uma criação capitalista para aprimorar o sistema.

Explorando a formação histórica e política do Direito do Trabalho no mundo ocidental, o magistrado vinculou o surgimento desse ramo jurídico à necessidade política de controlar a questão social. A aula proporcionou uma análise profunda das interseções entre Direito e humanidade no âmbito trabalhista.

Diversas autoridades estiveram presentes, incluindo juízes, advogados e promotores do trabalho das cidades de Lorena, Aparecida e região. Ao término da apresentação, os alunos foram convidados a fazer perguntas ao vice-corregedor.

O evento também foi destaque no site do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região.

Texto: Com informações da Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (Campinas) e do Prof. Bruno Creado, Coordenador do Curso de Direito do UNISAL Lorena. Fotos: Embaixadores do Curso de Direito.

Alunos do UNISAL Lorena recebem as carteiras oficiais da OAB.