Desmistificando a Inteligência Artificial foi tema de aula inaugural do Programa Idade Ativa

Na terça-feira, 6 de fevereiro, no campus Santa Teresinha, aconteceu a aula inaugural do Programa Idade Ativa do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade São Paulo. E contou com a participação de 130 pessoas, incluindo alunos, professores e convidados. A palestra “Desmistificando a Inteligência Artificial” foi conduzida por Felippe M. Zancarli, Estrategista e Produtor de Lançamentos Digitais.

O evento foi transmitido ao vivo para os alunos da UNISAL campus Pio XI (Alto da Lapa) e para aqueles que acompanham regularmente o programa por meio das Plataformas Digitais (Turma Remota).

Durante a aula inaugural, o palestrante abordou o conceito de inteligência artificial, explorou seu histórico e evolução, discutiu suas implicações na sociedade e apresentou aplicações práticas. Por meio de exemplos claros e simples, contribuiu para desmistificar medos e mitos, ressaltando a importância de compreender a diferença entre inteligência artificial e ficção científica.

Zancarli lembrou à plateia que a IA não possui vida própria, sendo complementar à nossa existência, não substitutiva. Ele enfatizou ainda a necessidade de um uso ético e responsável da tecnologia em geral, não limitado apenas à inteligência artificial.

Um dos pontos destacados foi a demonstração prática do funcionamento do ChatGPT, baseada em ideias dos próprios participantes, revelando como essa ferramenta contribuiu para a construção do conteúdo da aula.

A coordenadora do Programa, Professora Karen S. Monteiro, acolheu os participantes e ressaltou a importância de aproveitar a semana para permitir que outras pessoas conheçam as atividades e instalações. As boas-vindas também foram estendidas pelos Padres José Adilson Morgado e Rafael Barbosa, ambos da direção do Colégio Santa Teresinha.

No momento de acolhida, a Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Teresinha, Professora Gislene Naxara, incentivou o Programa Idade Ativa a desenvolver, em 2024, mais projetos de integração com os alunos do Colégio, seguindo o exemplo bem-sucedido de 2023 com a Educação Infantil.

A programação faz parte da semana de Acolhida, que continuará na quinta-feira, 8 de fevereiro, a partir das 14h30, com o Baile de Carnaval.

Para obter mais informações sobre o Programa Idade Ativa, acesse os links abaixo ou entre em contato por e-mail: extensao.santa@unisal.br.

Texto e fotos: Com informações da Professora Karen Monteiro.