A inteligência artificial (IA) é um campo de estudo interdisciplinar que abrange diversas áreas do conhecimento, buscando desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. O objetivo principal da IA é resolver problemas práticos do dia a dia, oferecendo soluções eficientes e inovadoras em diversos domínios.
Para falar sobre as expectativas para a inteligência artificial no futuro, Paulo César Barreto da Silva, professor do Curso de Engenharia de Computação do UNISAL – Unidade Americana, participou ao vivo, na terça-feira, 6 de fevereiro, do quadro CBN Educação.
No início da entrevista, o Prof. Paulo explicou aos ouvintes da Rádio CBN Campinas sobre essa área do conhecimento e sua definição: “A inteligência artificial hoje está presente em todas as áreas. Ela surge como uma tecnologia para integrar diversas áreas do conhecimento, seja na educação, no direito, na saúde. Atualmente, a inteligência artificial representa um grande movimento, não apenas tecnológico, mas também no apoio cada vez maior às pessoas para desenvolverem suas atividades”.
O docente também abordou o fato de que muitas pessoas ainda não conhecem totalmente ou se assustam com o alcance da Inteligência Artificial. “A impressão que as pessoas têm é exatamente esta: que a inteligência artificial vem para nos espionar. No entanto, vamos desmistificar a inteligência artificial. Ela, na verdade, é uma tecnologia que existe desde a década de 40 e começou a se tornar mais comum nos últimos anos, principalmente com algoritmos para identificação de padrões”.
Segundo o Prof. Paulo César, as pessoas muitas vezes associam a inteligência artificial apenas ao Chat GPT, mas ela vai muito, além disso. A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em diversas áreas do conhecimento, como o Direito e a Engenharia. “No Direito, a IA é utilizada para triar demandas, identificar similaridades em casos. Já na Engenharia, a IA é aplicada para analisar dados, detectar padrões e otimizar processos”, explica.
A IA é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar profissionais em diversas áreas e permite que os profissionais se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.
Para assistir à entrevista na íntegra, clique aqui.
Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Com colaboração de Amanda Gomes, da Comunicação e Marketing.