Na terça-feira, 12 de dezembro, os estudantes do curso de Direito das Unidades Americana e Campinas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, fizeram uma visita monitorada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Criado em 1874, o TJ-SP é o maior tribunal do Brasil e, de acordo com seus integrantes, considerado o maior do mundo em volume de processos. O número de ações demandadas no Judiciário estadual paulista corresponde a 25% do total de processos em andamento em toda a Justiça brasileira.
Acompanhados pelo Professor Marcelo Scudeler, coordenador do Curso de Direito da Unidade Campinas, os alunos iniciaram sua jornada visitando o centro histórico da cidade de São Paulo, passando pela Bolsa de Valores, Pátio do Colégio e a Catedral da Sé.
Ao chegarem ao Tribunal de Justiça, foram recebidos por monitores que os guiaram durante a visita. O Professor Gabriel Silva Aranjues, do Curso de Direito de ambas as unidades, também estava presente, realizando uma sustentação oral, um complemento à defesa, na qual o advogado tem a oportunidade de sustentar as razões do seu recurso ou as contrarrazões do recurso da parte adversária no dia do julgamento perante os tribunais.
Os futuros bacharéis em Direito do UNISAL tiveram a oportunidade de assistir a um julgamento de apelação presidido pelo Desembargador Ricardo Negrão, envolvendo uma disputa empresarial de 100 milhões de reais. A sentença de primeira instância foi completamente reformada após as sustentações orais dos advogados. O Desembargador Ricardo fez questão de registrar na ata, a presença dos alunos do UNISAL no julgamento. Ao final do dia, o grupo visitou o Museu do Tribunal, localizado no Palacete Conde de Sarzedas, proporcionando uma interação do Judiciário paulista com a comunidade acadêmica.
Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Com informações do Professor Marcelo Scudeler.
Fotos: Professor Marcelo Scudeler, Coordenador do Curso de Direito da Unidade Campinas.