O UNISAL, por meio do Curso de Educação Física, participou do quadro CBN Educação, na terça-feira, 28 de novembro. O Prof. José Fernando de Oliveira, docente do UNISAL – Unidade Campinas, falou sobre obesidade infantil em entrevista ao jornalista Marco Guarizzo.
A obesidade infantil vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, por intermédio do relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade.
O Prof. José Fernando destacou que a obesidade infantil é um problema multifatorial, envolvendo fatores nutricionais, psicológicos e a falta de atividade física: “Hoje uma criança gasta 600 calorias a menos por dia do que na década passada”.
Guarizzo comentou que a Educação Física muitas vezes é vista como uma disciplina não obrigatória na escola: “A grande concorrência com os meios digitais e o fácil acesso às novas tecnologias têm ganhado muito espaço na vida das crianças e adolescentes”.
Na opinião do Prof. José Fernando, é necessário ressignificar a Educação Física escolar para torná-la mais atrativa para os alunos. “Cabe aos pais e aos educadores estimularem as crianças a praticarem atividades físicas, sejam elas quais forem. O ideal seria pelo menos 150 minutos de atividades por semana”, afirmou.
Para assistir à entrevista na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=CLAkyagwlIY
Confira nesta playlist todas as participações do UNISAL na Rádio CBN Campinas.
Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Fotos: Fabiana Colla de Oliveira, da Rádio CBN Campinas.