Alunos de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL participam de projeto de reformulação do Calçadão de Americana
"O urbanista trabalha para a sociedade como um todo. Seu trabalho consiste em estudar a relação das pessoas com o espaço urbano e propor melhorias nessa interação", destacou a professora Paula Braga.

Na terça-feira, 14 de novembro, um grupo de estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Campus Maria Auxiliadora, esteve envolvido no lançamento do programa “Nosso Centro”, destinado a revitalizar o Calçadão de Americana.

Essa iniciativa, uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras e Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Comunicação da Prefeitura de Americana, e os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL, em conjunto com a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), visa reestruturar e aprimorar toda a região central.

O prefeito Chico Sardelli recebeu, em seu gabinete, o grupo de estudantes do UNISAL que desempenhou um papel fundamental na elaboração do projeto. Sob a orientação da coordenadora do curso, Paula Marques Braga, que participou ativamente do encontro ao lado do reitor do UNISAL, Padre Sérgio Augusto Baldin Junior, e do coordenador da Extensão Universitária, Robert Nascimento, os alunos apresentaram detalhes da concepção do projeto, já em fase de execução pela Prefeitura.

“O urbanista trabalha para a sociedade como um todo. Seu trabalho consiste em estudar a relação das pessoas com o espaço urbano e propor melhorias nessa interação”, destacou a professora Paula Braga.

Segundo a coordenadora do curso, “É papel do profissional arquiteto e urbanista pensar a cidade. Esse pensamento visa garantir, através do desenho urbano e da arquitetura, qualidade de vida à população. A atividade prática de projeto, que rege nossas ações, deve ser pensada e exercitada desde a graduação. Deste modo, a oportunidade que estes alunos tiveram de participar, dentro de seu processo formativo, de um projeto de intervenção a ser aplicado, ou seja, uma demanda real da cidade, é extremamente enriquecedora.”

Uma experiência enriquecedora em prol da valorização da cidade de Americana

Hevelyn Martins, uma das alunas envolvidas, expressou sua satisfação com a experiência: “A oportunidade de participar da construção do projeto ‘Nosso Centro’, ainda como estudante, demonstrou o quanto nós, como futuros profissionais da área, podemos fazer mais pela nossa cidade.”

Para a estudante Laura Daneluti, o projeto foi uma oportunidade de criar algo tangível para a melhoria da cidade ainda durante a graduação: “É especialmente prazeroso criar algo para a melhoria da cidade ainda na graduação, uma experiência enriquecedora, em prol da valorização da nossa cidade e ressignificação dos espaços públicos.”

Cecília Sabino compartilhou sua visão sobre a contribuição para o projeto: “Participar do projeto Nosso Centro da amada Americana foi uma experiência verdadeiramente inspiradora e enriquecedora. A oportunidade de contribuir para a transformação positiva do ambiente urbano e consequentemente da qualidade de vida das pessoas, foi gratificante em todos os aspectos.”

A importância da construção e preservação dos espaços urbanos

A aluna Fernanda Nunes descreveu a experiência como marcante e destacou a importância do urbanismo na criação de espaços que promovam o bem-estar coletivo. Fernanda Carvalho ressaltou a honra em participar do projeto e a importância de cada cidadão na construção e preservação dos espaços urbanos.

Kethelyn de Aguiar, aluna do segundo semestre, destacou sua evolução durante o projeto e sua gratidão pela oportunidade de contribuir para a melhoria da sociedade.

Esses alunos do UNISAL não apenas se envolveram no processo de idealização, mas também testemunharam a concretização de suas propostas, vislumbrando um impacto tangível nas melhorias propostas para a comunidade, promovendo espaços públicos mais funcionais, esteticamente agradáveis e inclusivos.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria Imprensa do UNISAL, com informações da Professora Paula Braga e Prefeitura de Americana.

Fotos: Leon Botão, Secretário de Comunicação e TI da Prefeitura de Americana.

Alunos do UNISAL Lorena recebem as carteiras oficiais da OAB.