Engenharia e tecnologia: profissão do presente e futuro
Uma área tão importante como a Computação e Tecnologia da Informação exige a participação mais ativa das mulheres.

Na terça-feira, 24 de outubro, o Prof. Sérgio Yoshioka, Coordenador dos Cursos de Engenharia da Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, das Unidades Americana e Campinas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, participou, ao vivo, do programa Estúdio CBN, no quadro CBN Educação.

Na oportunidade, o docente falou sobre o tema Engenharia e Tecnologia, uma profissão do presente e do futuro. Acompanhando o bate-papo, também participou do programa a aluna Caroline Souza, do 4º semestre de Engenharia de Computação do UNISAL, e representante do SWE – Society of Women Engineers na Unidade Campinas.

Em entrevista ao jornalista Marco Guarizzo, o Prof. Sérgio ressaltou a importância de formar profissionais qualificados no campo da Computação e Tecnologia da Informação, a fim de suprir as crescentes necessidades da sociedade, dada a significativa quantidade de vagas não preenchidas nesse setor: “Uma área tão importante como a Computação e Tecnologia da Informação exige a participação mais ativa das mulheres, que desempenham um papel essencial na transformação digital do mundo. Em setores como o desenvolvimento de software, estatísticas indicam que apenas 10% dos profissionais são mulheres.”

Segundo o docente, motivar e incentivar mulheres a ingressarem em cursos relacionados à tecnologia, computação e engenharia é uma missão e desafio que o UNISAL, Unidade Campinas, realiza em parceria com o SWE, no qual a aluna Carolina é uma representante ativa.

“Observamos que a presença das mulheres no mercado de trabalho e nas salas de aula em áreas de tecnologia ainda é substancialmente baixa, e a SWE é uma organização que presta apoio, contribuindo para o desenvolvimento e retenção de mulheres nas áreas de Engenharia e Tecnologia, proporcionando, assim, uma preparação cada vez mais sólida para essas profissionais.”, comentou a aluna Carolina.

Confira a entrevista completa neste link.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL.

Fotos: Professor Sérgio Yoshioka.