Em Lorena, 1º Fórum da Pessoa Idosa é realizado no campus São Joaquim do UNISAL
A iniciativa de promover o Fórum partiu da atenção básica em saúde da Prefeitura de Lorena.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em parceria com a Prefeitura de Lorena, realizou, no dia 4 de outubro, o 1º Fórum da Pessoa Idosa, no Teatro São Joaquim. A programação do evento contou com palestras informativas e minicursos voltados para a população idosa, com temas dedicados ao bem-estar, atividades de estimulação cognitiva para idosos, qualidade de vida e direitos das pessoas idosas, ministrados por profissionais da saúde.

A iniciativa de promover o Fórum partiu da atenção básica em saúde da Prefeitura de Lorena, em colaboração com a equipe eMulti, representada pelo Psicólogo e Professor do UNISAL, Prof. Gabriel Carvalho, em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa.

Na abertura, a Prof.ª Dra. Grasiele Nascimento, Diretora de Operações da Unidade Lorena, destacou a importância da parceria entre o UNISAL e a comunidade local, ressaltando a satisfação de receber um evento tão relevante, capaz de promover reflexões e ações concretas em prol da qualidade de vida das pessoas idosas.

O envelhecimento à luz do estatuto do idoso: 20 anos de direitos

O Fórum encerrou-se com uma mesa-redonda que explorou o tema “O Estatuto da Pessoa Idosa: 20 anos de direitos, deveres e valorização da pessoa humana”. O Prof. Douglas Rodrigues, do curso de Filosofia do UNISAL, salientou a necessidade de criar conscientização desde cedo sobre a importância de reconhecer e defender os direitos dos idosos. Já a Prof.ª Zeima da Costa, do curso de Direito do UNISAL, destacou a contribuição do evento para analisar as necessidades e desafios que essa questão apresenta em nossa sociedade contemporânea.

O Prof. Mateus Gomes, da Coordenação da Extensão Universitária, expressou sua satisfação por fazer parte da organização do encontro e registrou seu agradecimento ao Prof. Gabriel Carvalho por seu comprometimento e à equipe da Extensão, do Audiovisual e à Coordenadora Márcia Rubez por estimular os seus alunos a participarem deste evento que contribui para a construção de um futuro mais inclusivo e compassivo para nossos idosos.

Texto: Com informações do Professor Mateus Gomes e André Vaz. Edição: Renata Moraes e Luiz Santiago.

Fotos: Gustavo Chagas, Mateus Gomes e André Vaz, da Unidade Lorena.

Alunos do UNISAL Lorena recebem as carteiras oficiais da OAB.