No domingo, 1º de outubro, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus São Joaquim, foi local de votação para a Eleição dos Conselheiros Tutelares da cidade de Lorena (SP).
A votação integrou o Processo Seletivo para Conselheiro Tutelar (Gestão 2024–2027) do município, uma iniciativa promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lorena (SP). O processo resultou na eleição de 5 (cinco) conselheiros tutelares titulares e 5 (cinco) conselheiros tutelares suplentes, que terão mandato de 4 anos, sendo escolhidos por meio do voto popular.
Para o Prof. Mateus Gomes, coordenador da Extensão Universitária da Unidade Lorena, a escolha do UNISAL como local de realização das eleições do Conselho reforça o compromisso da universidade com a nossa comunidade para promover o exercício da cidadania. O coordenador enfatizou a importância de uma equipe bem estruturada, composta por colaboradores que fazem a diferença: “Foi um domingo intenso, que começou às 7h e se estendeu até as 19h. Ao final, a sensação de dever cumprido com responsabilidade e, ao mesmo tempo, alegria, reforçou que nossa dedicação ao legado salesiano se traduz em ações.”
Para Francine Capella, responsável pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município, o empenho de todos no processo eleitoral foi fundamental: “Foi uma eleição recorde em número de eleitores, sendo a primeira vez que utilizamos urnas eletrônicas para a escolha dos conselheiros tutelares; a primeira com voto único. Com a colaboração de todos, realizamos uma eleição grandiosa.”
O UNISAL agradece à Prefeitura pela oportunidade dessa parceria.
Texto: Com informações do Professor Mateus Gomes, coordenador da Extensão Universitária da Unidade Lorena. Edição: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL.
Créditos das fotos: Gabriel Morais, Ygor Ramos e Francine Capella.