Entre os dias 18 e 27 de setembro, a cidade de Lorena (SP) recebeu a itinerância da 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais. Totalmente gratuita, a programação contou com a exibição de 18 filmes, incluindo obras premiadas e com carreira em importantes festivais nacionais e internacionais.
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, foi um dos locais escolhidos para sediar o evento, reunindo a comunidade acadêmica do UNISAL; núcleos do UNISAL; escolas públicas da rede municipal de Lorena, cursos Macvest e Macvestinho.
Na sessão de abertura, no dia 18, foi exibido o filme “Mulheres na Conservação”, de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, filme que lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental. O documentário faz um recorte desse universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre conservação e meio ambiente no Brasil.
Para enriquecer o debate e as reflexões sobre os temas de meio ambiente e sustentabilidade, relações étnicos-raciais e direitos humanos, foi criada uma estratégia dos professores responsáveis pelos Núcleos do UNISAL para fomentar e promover ações dentro dos Projetos Integradores e, ainda, trazer a comunidade de alunos e público de Lorena para a universidade.
De olho nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030
Para o Prof. Mateus Gomes, coordenador da Extensão e do Núcleo de Educação Ambiental, o evento é uma oportunidade de apreciar produções audiovisuais de qualidade e desempenha um papel fundamental na propagação das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: “É por meio de filmes e documentários como ‘Mulheres na Conservação’, por exemplo, que conseguimos destacar a relevância de ações e pesquisas relacionadas à conservação e ao meio ambiente no Brasil”.
O Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL tem um compromisso com a conscientização e a educação sobre questões ambientais. Eventos como a Mostra Ecofalante permitem ampliar a nossa missão para o presente e o futuro de nosso planeta.
Já para o Prof. Diego Amaro, coordenador do Núcleo de Relações Étnico raciais, que realizou os debates ao final das exibições, esses filmes escolhidos norteiam temas importantes e muitas vezes pouco discutidos pela sociedade. “Trazer essa temática para o Centro Universitário é um compromisso para a formação do cidadão”, afirma o docente.
A diretora de Operações da Unidade Lorena, Prof.ª Dra. Grasiele Nascimento, aponta que um dos pilares do UNISAL é o seu compromisso com a cidadania e também com a comunidade, tanto acadêmica quanto externa: “Se faz necessária essa conexão universidade e sociedade na busca do equilíbrio entre os conhecimentos populares e os conhecimentos científicos numa perspectiva dialógica. O UNISAL agradece a Ecofalante pela oportunidade dessa parceria, tão enriquecedora para todos”, conclui.
Texto: Professor Mateus Gomes, da Extensão Universitária do UNISAL Unidade Lorena.
Fotos: Pollyana Zappa e Ygor Ramos.