Catequese

A Catequese, como sublinha o Catecismo da Igreja, é a educação da fé; experiência vital do anúncio e mistério de Jesus Cristo, inserção da pessoa na comunidade cristã. Fundamentalmente, é o itinerário de formação e vivência da fé. De maneira orgânica, sistemática e celebrativa, tem a missão de iniciar a pessoa na plenitude da vida cristã. No campo da teologia, a catequese habita a práxis pastoral da Igreja e, por isso, reflete sobre os ensinamentos e a vivência cristã e tudo o que dela procede.

Objetivos

Conhecer e aprofundar a natureza catequética e, com isso, sua historicidade, identidade e prática eclesial, bem como, particularmente, seu conteúdo e missão. Nesse sentido, intenta formar verdadeiros “mistagogos” para a prática pastoral, capazes de compreender e ensinar os mistérios de Deus – à luz da Palavra, da Tradição e do Magistério – como também de bem celebrar e conduzir a pessoa a Cristo, na vivência comunitária.

Duração

De 15/10/24 a 31/07/25 (360h)

Horário das aulas

Às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

12x de R$ 400,00

Perfil do Egresso

Pessoas interessadas no estudo sistemático da catequese, desde que graduadas, sobretudo catequistas e demais agentes de pastoral comprometidos com o processo de Iniciação à Vida Cristã.

projeto pedagógico

coordenação