O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, sediou o IX Congresso dos Engenheiros Sem Fronteiras, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2023. O evento reuniu alunos e alunas, convidados externos, a Direção, a equipe de Extensão e o Núcleo de Educação Ambiental para a discussão de temas atuais e relevantes relacionados à promoção de Projetos Sociais de Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Engenheiros Sem Fronteiras Brasil (ESF-Brasil) é uma organização sem fins lucrativos, parte de um movimento internacional que surgiu na França, na década de 80, hoje presente em mais de 100 países. Sua missão é “Promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da Engenharia.”
No Brasil, desde 2010, a organização já alcançou o marco de 750 projetos concluídos e 84 mil vidas beneficiadas. O Núcleo Lorena, fundado em 2017 por estudantes da USP – Campus Lorena, desempenhou um papel central no congresso. A ONG concentra seus esforços em atender as necessidades de comunidades em situação de vulnerabilidade, gerando impacto e transformação.
O Núcleo Lorena já realizou inúmeros projetos em diversos campos de atuação, afetando positivamente milhares de pessoas, tanto direta quanto indiretamente. O compromisso do Núcleo é continuar expandindo sua atuação e impacto social.
A programação do congresso se estendeu ao longo dos três dias, com a presença notável de figuras proeminentes. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o vice-diretor da USP, unidade de Lorena, Prof. Durval Rodrigues, a coordenadora do curso de Engenharia Física da USP, Prof.ª Kátia Candioto, e, representando o UNISAL, o coordenador de Extensão, Prof. Mateus Gomes.
Ações da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Nos dias subsequentes, diversos convidados compartilharam experiências, abordando temas de extrema importância para a promoção das Ações da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O sábado foi reservado para a avaliação de diversos trabalhos com temáticas de alto impacto social e ambiental.
A Diretora de Operações do UNISAL Unidade Lorena, Prof.ª Dra. Grasiele Nascimento, destacou a importância do congresso: “O evento possibilitou a troca de experiências entre a USP e o UNISAL, ampliando reflexões e parcerias, sempre visando à promoção de temas que transcendem as paredes da sala de aula”.
Mateus Gomes, coordenador da Extensão e também do Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL, enfatizou a relevância da colaboração entre as universidades da cidade: “Recebemos estudantes de todas as regiões do Brasil, para discutir temas urgentes como os ODS. Nós, do UNISAL, temos ações significativas na área de Educação Ambiental e Meio Ambiente por meio da Sustentabilidade, alinhadas com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estamos honrados em sediar este evento”.
O IX Congresso dos Engenheiros Sem Fronteiras, em Lorena (SP), fortaleceu o compromisso com a promoção de ações e ideias voltadas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando um espaço essencial para a troca de conhecimento e parcerias na busca de um futuro mais sustentável.
Texto: Prof. Mateus Gomes, Coordenador da Extensão Universitária da Unidade Lorena.
Edição: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL.
Fotos: André Vaz, Mateus Gomes e ESF núcleo Lorena.