Alunos e professores do UNISAL participam do VII Congresso Internacional de Direitos Humanos
Democracia e Direitos humanos na América Latina foi o tema do evento realizado em Santiago, do Chile

Na quarta-feira, 16 de agosto, na cidade de Santiago, no Chile, teve início o VII Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Universidade Católica Silva Henríquez, com o apoio do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL.

A delegação do UNISAL contou com a participação de 16 alunos do curso de Direito e um aluno do Curso de Psicologia, sendo cinco da Unidade Americana e os demais da Unidade Lorena. Os estudantes foram acompanhados pela Prof.ª Dra. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Diretora de Operações, e pelo Prof. Me. Antônio Sávio da Silva, docente do Curso de Direito, ambos da Unidade Lorena.

As atividades tiveram início no período da manhã, com a acolhida aos participantes feita pelo Pe. Galvarino Jofré Araya, sdb, Reitor da Universidade Católica Silva Henríquez. Em seguida, ocorreu a conferência de abertura proferida pelo Ministro da Justiça, Dr. Luis Cordeiro Vega.

No primeiro dia do evento, no período da tarde, a Prof.ª Grasiele Nascimento discursou sobre “A Agenda 2030 e a redução das desigualdades: caminhos e desafios para a inclusão de grupos vulneráveis no Brasil”.

Logo após, foram realizadas apresentações de grupos de trabalho que contaram com a participação de alunos e professores do UNISAL, tanto presencialmente quanto de forma remota (on-line). As mesas temáticas foram realizadas em formato híbrido.

No segundo e último dia do congresso, o Prof. Antônio Sávio abordou o tema “A ameaça nazista aos direitos humanos na América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial”. Em seguida, houve sequência de apresentações de trabalhos pelos alunos de ambas universidades.

“O evento teve extrema importância para o estudo das temáticas de Direitos Humanos em toda a América Latina e contou com palestrantes da Colômbia, México, Brasil e Chile. O objetivo principal foi promover a integração entre os alunos brasileiros e chilenos. A presença do UNISAL facilitou as negociações para futuras atividades de internacionalização entre as duas instituições de ensino superior salesianas”, comentou a Prof.ª Grasiele, que também é responsável pela internacionalização do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL.

Fotos: Prof.ª Dra. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Diretora de Operações da Unidade Lorena.