Aluno do UNISAL participa de congresso da UNE
O estudante de Direito destacou que a vivência no congresso foi fundamental para ampliar sua visão sobre os desafios enfrentados pela juventude.

Entre os dias 12 e 16 de julho de 2023, na Universidade de Brasília (UNB), ocorreu o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), um evento que reuniu estudantes de diversas partes do país com o propósito de eleger a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Além da eleição da nova direção da UNE, o congresso teve como objetivo promover a participação ativa dos estudantes na construção de pautas e ações relacionadas à educação e à sociedade em geral nos próximos anos.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL também esteve presente com a participação do estudante Eduardo Ribeiro, que está cursando o 10º semestre do Curso de Direito da Unidade Americana e é o atual Presidente do Centro Acadêmico de Direito XVI de Agosto do UNISAL.

Ao longo dos cinco dias de evento, o Conune reuniu mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil, os quais participaram de debates sobre educação e política, grupos de discussão e grandes atos políticos, além de atividades culturais.

“Durante o congresso, tive a oportunidade de acompanhar e participar de diversas discussões sobre temas cruciais para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Foram abordadas questões fundamentais, como educação pública de qualidade, acesso e permanência dos estudantes na universidade, questões de gênero, diversidade, inclusão, e combate às desigualdades sociais”, comentou Eduardo.

Ao refletir sobre sua participação, o estudante de Direito destacou que a vivência no congresso foi fundamental para ampliar sua visão sobre os desafios enfrentados pela juventude: “Posso dizer que saí da minha bolha e aprofundei meus conhecimentos sobre questões sociais e políticas”.

Ainda durante o Congresso, aconteceu o Encontro Nacional de Estudantes de Direito, promovido pela Fened (Federação Nacional de Estudantes de Direito), tendo como uma das principais pautas a reativação da cadeira jurídica da Fened na UNE. Foi um momento também de troca de experiências e partilhas entre os estudantes e membros dos centros acadêmicos.

“Diante dessa experiência, sinto-me impelido a estimular meus colegas a participarem de eventos como esse, me colocando à disposição para compartilhar minhas experiências detalhadamente e aprendizados com a comunidade acadêmica do UNISAL, pois acredito que a união dos estudantes é fundamental para a construção de um futuro melhor para todos”, finalizou o estudante.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL.

Fotos: Arquivo pessoal de Eduardo Ribeiro.