Conheça o SAVIØ: Um ambiente virtual e interativo para o Novo Ensino Médio.
Um ambiente virtual e interativo para o Novo Ensino Médio.

O SAVIØ é um ambiente virtual e interativo, pensado e construído para o novo ensino médio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

Esse programa coloca o aluno no centro do processo de construção do conhecimento, valorizando o equilíbrio entre as relações institucionais e o corpo docente, a fim de garantir que o estudante seja verdadeiramente protagonista de sua própria aprendizagem. Por meio de três elementos fundamentais – reciprocidade, tecnologia e integração – o SAVIØ viabiliza novas abordagens de ensino, proporcionando aos alunos perspectivas renovadas e desafiadoras.

Em entrevista ao UNISAL News, o Prof. Márcio Rafael Cruz, Supervisor de EaD para o Ensino médio no UNISAL e coordenador do programa SAVIØ, falou sobre o programa, destacando seus diferenciais e as disciplinas oferecidas aos estudantes.

UNISAL News: O SAVIØ é um ambiente virtual interativo, pensado e construído para o novo ensino médio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao MEC. Quais são seus principais objetivos e propósitos?

Professor Márcio Rafael Cruz: O SAVIØ apoia o estudante para que ele seja o protagonista do seu conhecimento, desenvolvendo habilidades como autonomia, criatividade, responsabilidade, interação e compartilhamento de saberes. Tem por base a tradição do Sistema Salesiano de Ensino, presente em mais de 130 países, e o apoio pedagógico do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo. A ideia principal é proporcionar aos estudantes novas opções e possibilidades e, consequentemente, novas lentes para ver novos futuros. Quando aprendemos algo diferente, de forma diferente, já não vemos mais o caminho à frente da mesma forma!

UNISAL News: Como o SAVIØ promove o aprendizado dos alunos do ensino médio? Que abordagem educacional é contemplada nessa proposta?

Professor Márcio Rafael Cruz: Nossas ações desenvolvem a capacidade de organização e gestão da própria construção do conhecimento, colocando o estudante no centro da construção de saberes. Como a nossa proposta é viabilizar novas formas de aprendizagem, com novas perspectivas e com novos desafios, sem dúvidas, a palavra-chave para explicar essa pergunta é a autonomia! Mas claro que ela só é desvelada quando sabemos e exercitamos a disciplina. Um curso on-line exige isso, e mais: constância e dedicação! Até porque o conteúdo está lá, mas cabe ao estudante desenvolver e aplicar-se nos estudos.

UNISAL News: A tecnologia continua sendo uma parte importante da educação e desempenha um papel cada vez mais significativo nas salas de aula e em ambientes de aprendizado em geral. Comente como o SAVIØ contribui para promover o ensino com qualidade e também para apoiar a gestão dos recursos utilizados pelas escolas?

Professor Márcio Rafael Cruz: Nossos conteúdos são desenvolvidos e tutorados por profissionais qualificados, garantindo a excelência do nosso trabalho. A plataforma SAVIØ representa uma nova oportunidade de transformação e traz uma nova proposta a uma geração em constante evolução. A gestão comprometida com resultados inovadores precisa explorar novas metodologias e trilhar caminhos inexplorados. Estamos abrindo uma nova trilha na educação básica, oferecendo ensino on-line para o ensino médio, ajustando constantemente nossa abordagem por meio de nossos próprios aprendizados com a ferramenta, refletindo a natureza em contínua transformação da nossa vida atual.

UNISAL News: Quais são os principais diferenciais do SAVIØ em comparação a outras soluções disponíveis no mercado? Quais características ou funcionalidades únicas ele oferece aos alunos do ensino médio.

Professor Márcio Rafael Cruz: A proposta é suplementar a educação tradicional, oferecendo conteúdos relevantes e necessários para o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do presente e do futuro. Nossa tutoria é marcada pela interatividade e pela proximidade com os estudantes. Buscamos criar um ambiente acolhedor, em linha com a filosofia institucional inspirada na educação proposta por Dom Bosco. O nome SAVIØ, aliás, representa Salesianos em Ambiente Virtual Interativo, enquanto o símbolo vazio representa a apropriação desse espaço, além de fazer referência ao discípulo de Dom Bosco, São Domingos Sávio.

UNISAL News: Cite alguns exemplos das disciplinas que são oferecidas pelo SAVIØ.

Professor Márcio Rafael Cruz: Os conteúdos que oferecemos vão além do que normalmente é disponibilizado pela escola e seu corpo docente. Nossos dois cursos mais recentes demonstram nosso compromisso em abordar questões universais e preocupantes para o futuro dos estudantes. O curso “My Profile” tem como objetivo desenvolver o perfil profissional e a imagem dos nossos estudantes em uma sociedade cada vez mais volátil. Reconhecemos a importância de prepará-los para enfrentar os desafios e se destacar em um mundo em constante transformação.

Por outro lado, o curso “Alerta Vermelho” aborda, questiona e apresenta soluções para questões relacionadas ao meio ambiente. Estamos conscientes de que a preservação ambiental é um requisito fundamental para a sobrevivência da humanidade, e por isso buscamos despertar a consciência ambiental em nossos estudantes e capacitá-los para agir de forma sustentável.

Nossa proposta é suplementar a educação tradicional, oferecendo conteúdos relevantes e necessários para o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do presente e do futuro.

Edição de texto: Renata Moraes, Assessoria de Imprensa do UNISAL.