Em Americana, palestra interativa inspira estudantes a transformarem sonhos em realidade
A expedição "mundo" de Felipe Neves iniciou-se no dia 14 de junho de 2023.

No dia 7 de junho, o Campus Maria Auxiliadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, recebeu uma palestra interativa inspiradora com Felipe Neves, um aventureiro que planejou e construiu um motorhome chamado Devaneio. O nome do seu veículo surgiu do próprio significado da palavra, representando o estado de espírito de se deixar levar por lembranças, sonhos e imagens. Para quem não está familiarizado com o automóvel, o motorhome é como uma casa sobre rodas, no modelo de van ou um trailer.

Durante o evento, o ex- aluno salesiano Felipe compartilhou sua experiência ao aplicar o PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) na construção do seu motorhome. Ele detalhou as dificuldades enfrentadas e as alegrias vivenciadas durante o processo de transformar seu sonho em realidade. A plateia teve a oportunidade de aprender sobre a importância de planejar e colocar em prática projetos pessoais, descobrindo que os sonhos podem se tornar alcançáveis.

A expedição “mundo” de Felipe Neves iniciou-se no dia 14 de junho de 2023. A bordo do Devaneio, ele irá percorrer o mundo, acompanhado de sua gata, Jéss. Essa jornada promete ser repleta de aventuras e descobertas, oferecendo uma oportunidade única de explorar diferentes culturas e paisagens.

O evento no UNISAL Unidade Americana contou com a participação de alunos dos primeiros semestres dos cursos de Administração, Arquitetura, Engenharia de Automação e Controle e Psicologia. Além dos estudantes, estiveram presentes a coordenadora do Curso de Arquitetura, Paula Marques Braga, e a professora Jéssica Vitória Pereira Lima.

Transformar sonhos em realidades

O objetivo da palestra foi fomentar o diálogo e práticas de convivência, compartilhando saberes e conhecimentos entre os participantes. Felipe inspirou os estudantes ao mostrar que é possível transformar sonhos em realidade quando são planejados e colocados em prática. Em sua apresentação, o engenheiro elétrico enfatizou a importância de sistematizar e analisar informações para a tomada de decisões ao longo da jornada.

“Fiquei muito feliz ao receber o convite da Jéssica para compartilhar minha experiência sobre o início da minha vida nômade. Foi uma experiência extremamente gratificante ter a oportunidade de despertar o desejo pela liberdade na vida dos estudantes do UNISAL. Acredito que conseguimos transmitir a mensagem de que é possível construir um motorhome e alcançar nossos próprios sonhos e objetivos, desde que haja dedicação e planejamento”, comentou o idealizador e construtor do Devaneio.

A visita do Felipe ao UNISAL, acrescenta Ana Carolina Piconi, aluna do 5º semestre do curso de Arquitetura, “foi curiosa e extremamente proveitosa, proporcionando uma nova perspectiva em relação à forma de viver”. De acordo com a estudante, ele mostrou que é possível desfrutar de uma vida plena, mesmo em espaços reduzidos, desde que haja um planejamento cuidadoso e uma abordagem divertida, como a que ele adotou em seu motorhome: “Viajando e explorando tudo o que lhe desperta interesse, ele leva consigo apenas o essencial: algumas peças de roupa, equipamento de estúdio e sua gatinha”, enfatiza.

Para a futura arquiteta, a experiência foi divertida e motivadora, especialmente no final do semestre, quando os alunos estão mais cansados e precisando de uma nova perspectiva. “A visita do Felipe trouxe uma visão de vida e realidades totalmente diferentes, mostrando-nos que mesmo o que pode parecer impossível pode se tornar realidade se o colocarmos em prática”, finalizou.

Texto: Renata Moraes, Assessoria de Imprensa do UNISAL. Com informações de Jéssica Lima, da Pastoral da Unidade Americana.

Fotos: Leonardo Ribeiro, da Unidade Americana.