Inscrições abertas para o segundo ciclo formativo do Projeto “Água: Fonte de Vida”
O curso faz parte de um processo formativo para toda a região do Estado de São Paulo.

A Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB informa que estão abertas as inscrições para o segundo ciclo formativo do Projeto “Água: Fonte de Vida”. O curso faz parte de um processo formativo para toda a região do Estado de São Paulo, dividido em ciclos de formação nos quais as “pessoas aprendem participando” (PAP), contribuindo, assim, para a construção do próximo ciclo formativo. O primeiro ciclo, oferecido para lideranças do Regional, ocorreu nos anos de 2022/2023. Agora é a vez da formação nas sub-regiões, entre 2023 e o início de 2024. Posteriormente, serão realizados os ciclos diocesano e paroquial.

Os ciclos formativos seguem os conteúdos oferecidos no primeiro curso, abordando as expectativas pastorais, com ênfase na compreensão da Ecologia Integral a partir da encíclica Laudato Si’, tendo a água como tema gerador de reflexões, e as bacias hidrográficas como territórios de identidade hídrica e educação socioambiental.

Esse novo ciclo formativo acontecerá predominantemente on-line, havendo a possibilidade de encontros presenciais ou híbridos, dependendo do cronograma de cada sub-região. Para participar, é necessário ter acesso à internet para os encontros, seja por celular ou computador.

O curso possui vagas limitadas para permitir o uso de metodologias participativas. O prazo para inscrições encerra-se no dia 6 de agosto de 2023 e, após essa data, as inscrições serão analisadas para priorizar a máxima diversidade de dioceses possível. Os inscritos receberão um e-mail em agosto com a confirmação da inscrição, levando em consideração o número de pessoas inscritas em cada diocese e sub-região.

Com a colaboração de lideranças pastorais, voluntários e docentes universitários de várias instituições educacionais que apoiam e formalizaram convênio com o Regional Sul 1 da CNBB para a realização deste trabalho, incluindo:

• Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec)
  • Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado)
  • Faculdade João Paulo II (Fajopa)
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
  • Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Para fazer a inscrição, acesse: https://forms.gle/teb17aeWdJZ9mDye9

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: ecologiaintegralsul1@gmail.com, da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1.

Assista aqui o vídeo e saiba mais sobre o curso.