XI Encontro de Jovens Universitários do UNISAL

Nos dias 15 e 16 de abril, aconteceu o “XI Encontro de Jovens Universitários” do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. O evento aconteceu no Campus Pio XI, no bairro da Lapa, em São Paulo (SP), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, e contou com a presença de alunos das Unidades Americana, Campinas e Lorena, além de assessores de pastoral e religiosos salesianos.

Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Missão Belém, uma obra de acolhimento para pessoas em situação de rua, oriundos da Comunidade Aliança de Misericórdia. Um lindo trabalho iniciado em 2005 pelo Padre Gianpietro Carraro e pela Irmã Cacilda da Silva, na Arquidiocese de São Paulo. A atividade foi uma forma de sensibilizar os participantes sobre a importância da solidariedade e do trabalho voluntário.

Além disso, o final de semana foi repleto de muita animação e formação. Os alunos participaram de atividades em grupo, como dinâmicas e palestras, que promoveram a integração e o aprendizado. Eles também puderam se encontrar e conviver com alunos de outros cursos do UNISAL, o que possibilitou a troca de experiências e ideias.

O evento foi um sucesso e demonstrou a importância da integração dos estudantes universitários com a comunidade e com ações sociais que visam o bem comum.

Confira alguns testemunhos dos jovens universitários:

“Nos dias 15 e 16 de abril, tive a experiência de prestigiar o encontro dos jovens universitários salesianos, proporcionado pelo UNISAL, Campus Maria Auxiliadora. Nestes dias conheci novas pessoas, degustei comidas maravilhosas, me diverti de forma que nunca havia antes, entretanto, na viagem entendi mais sobre o próximo, quebrei estigmas que antes me rondavam, e abri meu coração. Com isso pude enxergar a realidade cruel e individualista que estamos vivendo, porém, conheci indivíduos, que estão dispostos a mudar tal realidade, neste ambiente me reencontrei como pessoa, e acho que entendi meu lugar no mundo”. (Dyohgines, 1º semestre de Direito – UNISAL Unidade Americana).

“Participar do encontro de jovens universitários salesianos foi de longe uma experiência única, que não poderia ter faltado em minha formação. Foi uma oportunidade de reencontro comigo mesma, para que eu pudesse ir ao encontro do outro. Aprendi muito com pessoas diferentes que jamais imaginei conhecer e que, hoje, fazem parte da minha história. Vivenciei momentos especiais, me sensibilizei com realidades que não costumo ter contato e me permiti sair da zona de conforto, pois é no desconforto que encontramos brecha para o movimento, a mudança e o crescimento. Espero que mais pessoas se sintam chamadas a participar do encontro e que o façam com o coração aberto. ” (Anna Júlia, 9º semestre de Psicologia – UNISAL Unidade Americana).

“Sei que é errado dizer isso, mas para ser sincera eu não esperava muito desse encontro, achei que seria mais um de tantos. Depois de cinco anos na PDU e três na AJS achei que seria bom para ver os amigos e só. Não poderia estar mais errada! Durante a visita na obra da Aliança da Misericórdia tive um encontro cara a cara com o Bom Pastor, que por me conhecer e entender minhas dores, largou as outras 99 e foi ficar do meu lado. Só dei conta do que aconteceu na Missa e foi uma das maiores experiências que tive com a misericórdia D’Ele. Sou grata por poder vivenciar tanto durante todo esse tempo. ” (Maria Antônia, 9º semestre de Psicologia – UNISAL Unidade Americana).

“Tenho a plena convicção que o” XI Encontro de Jovens Universitários”, foi para mim uma experiência incrível. Me permiti conhecer um lugar, que em tese, seria extremamente o oposto de um ‘final de semana ideal’, e mesmo sendo completamente diferente, tanto eu quanto meu ideal de local, fui acolhido de braços e corações abertos.  No tocante que antes mesmo do findar do primeiro dia, já me sentia pertencente e tinha me tornado parte daquela comunidade, compartilhei e tive experiências que levarei para a vida toda”. (Faueys, Direito – UNISAL Unidade Americana).

“O encontro de jovens superou minhas expectativas. Além de ter tido a oportunidade de me relacionar com outros universitários, tive um encontro comigo mesmo sobre tudo o que sou e quero ser. Foram momentos incríveis de aprendizado, reflexão e muita diversão! Fui tão bem acolhida que senti como se todos fôssemos membros da mesma família curtindo um final de semana. A participação dos padres, professores e auxiliares nas brincadeiras e dinâmicas foi fundamental para tal sensação. Foi uma experiência única que estará sempre em meu coração”. (Larissa, 1º semestre de Direito – UNISAL Unidade Americana).

Texto: Larissa Andrade, Assistente de Pastoral da Unidade Lorena, com informações do Prof. Robert Nascimento, da Extensão Universitária da Unidade Americana.

Fotos: Padre Roque Luiz Sibioni, Pró-Reitor de Extensão e Ação Comunitária e Pastoral e Kennedy Amorim de Souza, Assistente de Pastoral da Unidade Lorena.