No encerramento de março, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Campinas, realizou a atividade “Explorando SWE: primeiro evento para descobrir novas oportunidades”. Um dos principais objetivos do encontro foi apresentar para toda a comunidade acadêmica a Society of Women Engineers (SWE), uma forma de reconhecimento e motivação às mulheres que atuam em áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e também para divulgar os benefícios que a SWE oferece para mulheres. A data marcou a inauguração da 1ª filial universitária no estado de São Paulo, no UNISAL Campinas, que corresponde à 100ª filial mundial.
A SWE é uma entidade que tem como missão empoderar mulheres para alcançar o pleno potencial nas carreiras como engenheiras e líderes, expandir a imagem das profissões de engenharia e tecnologia como força positiva na melhoria da qualidade de vida e demonstrando o valor da diversidade e inclusão.
A filial universitária em Campinas foi fundada pelas alunas do Campus São José, Ana Clara Furlan e Eloise Takami (do 3º semestre de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Caroline de Souza e Larissa Carrara (ambas do 3º semestre de Engenharia de Computação).
A atividade reuniu cerca de 180 pessoas presentes no Auditório Zatti, com falas das convidadas Viviane Miranda (SWE Campinas e RMC), Technical Consultant na John Deere, além de Sponsor da filial do UNISAL, e Flávia Barone, engenheira sênior de tecnologia na Whirpool, desde 2019 na SWE Campinas e RMC.
Também estiverem presentes neste evento, Padre Roque Sibioni, gerente da Unidade Campinas; Padre Rafael Galvão, coordenador da Missão Institucional; e os coordenadores de curso, Prof. Sérgio Yoshioka (Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Prof. Anderson Luiz Barbosa (Engenharias), além de outros docentes.
A iniciativa foi inspirada no Fórum Mais Mulheres na Tecnologia, que aconteceu no UNISAL Campinas, em outubro passado. O Prof. Sérgio Yoshioka comentou sobre o lançamento da filial: “Excelente iniciativa das acadêmicas, é fundamental incentivar, apoiar e motivar meninas e mulheres para ingressar na área de Tecnologia e Engenharia. Os cursos de Tecnologia da Informação representam uma pequena parcela e é preciso mudar isso; são áreas com muita demanda de profissionais, com ótimos salários e oportunidades de empreender”.
Texto: Edição: Renata Moraes, Assessoria de Imprensa do UNISAL.
Com informações de Klaus Werner, Área de Marketing da Unidade Campinas, e do Prof. Sérgio Yoshioka.