Pastoral da Unidade Americana retoma os colóquios Fé e Razão
“A fé no Instagram não é a religião dos templos, mas do tempo das redes”.

No encerramento de março, a Pastoral da Universidade do UNISAL Americana realizou mais uma edição do Colóquio Fé e Razão, trazendo como tema “A fé instagramável: compromisso com quem?”. Com esse tema, buscou-se refletir sobre como as redes sociais podem moldar a forma de expressar a fé e levar a pessoa a acreditar que a fé perfeita, ou a religião perfeita, é só aquela com as “belezas” do Instagram, ou outras redes sociais.

A discussão foi conduzida pelo Prof. Dr. Duilio Fabbri Junior, Coordenador do Curso de Comunicação Social da Unidade Americana, e pelo Prof. Esp. Padre Rafael Galvão Barbosa, SDB, Coordenador da Missão Institucional do UNISAL, Unidade Campinas. O momento foi muito provocativo e reflexivo.

O Prof. Duilio iniciou o debate falando que a religião e a fé no Instagram são frutos de um discurso híbrido (várias heterogeneidades), trazendo discussões a partir de dois filósofos: Michel Pêcheux e Michel Foucault. Na obra “A ordem do discurso” ([1970] 2005), Foucault enfatiza que “os dizeres, social e historicamente construídos, regem-se pelo princípio da exclusão, que se organiza na interdição, na separação e na rejeição”.

Além disso, o Prof. Duilio listou 7 características do discurso instagramável: Instantaneidade; Entretenimento e Infotenimento; Personalização; Interatividade; Predomínio da imagem; Discurso pessoalizado; e Facilidade de acesso e postagem. O Coordenador do Curso de Comunicação Social concluiu dizendo que “a fé no Instagram não é a religião dos templos, mas do tempo das redes”.

Na sequência, o Pe. Rafael falou a partir da sua experiência como sacerdote, que, quando consegue, também utiliza as redes sociais. O religioso iniciou com um testemunho, recordando que no início da pandemia, devido às restrições sanitárias, usava a rede social Instagram diariamente, para dialogar com os jovens e emitir sua mensagem.

Mesmo com o alto número de pessoas que passaram a segui-lo e a pedir constantemente que ele fizesse lives (transmissões ao vivo), o sacerdote sempre teve a convicção de aquele espaço não era o foco principal da vida dele como exercício e testemunho de fé e vocação.

Ao final das explanações, os participantes puderam fazer perguntas, momento que gerou bastante interação. Participaram da palestra os alunos do UNISAL, ex-alunos e jovens do GAM (Grupo de Animação Missionária) da cidade de Americana (SP).

Os colóquios de fé e razão acontecem desde 2012, mas durante a pandemia foram suspensos e retornaram em 2023 de forma presencial. Para acompanhar os conteúdos a respeito do tema, é só seguir o perfil do Instagram da Pastoral: @pduunisal.

Texto: Robert Nascimento, Professor da Extensão Universitária Unidade Americana. Fotos: André Luis de Moraes.