Representantes do Curso de Psicologia do UNISAL participam de Fórum sobre saúde mental
O UNISAL, como comunidade acadêmica e educativa, busca sempre participar desses debates, contribuindo para as discussões e pensando em melhorias para o município.

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira, dia 22, a sexta reunião do Fórum Permanente da Saúde, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). No encontro, os participantes dialogaram a respeito do tema “Saúde Mental: avanços, perspectivas e desafios”.

Representando o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, estiveram presentes a Prof.ª Márcia Calixto dos Santos, Coordenadora do Curso de Psicologia das Unidades Americana e Campinas, Anna Júlia Girardi e Maria Antonia Bonfante, ambas alunas do 9º semestre.

Na ocasião, as estudantes apresentaram o trabalho que realizam no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) que o UNISAL oferece, já há muitos anos, à comunidade educativa e ao público externo, com a possibilidade de atendimento psicológico gratuito para diferentes faixas etárias.

Durante o evento, as representantes do curso de Psicologia do UNISAL compartilharam também dados sobre a situação da saúde mental nos últimos anos, conforme o Ministério da Saúde. “Em 2019, o suicídio representou 1% de todas as mortes no país, sendo que 58% dos casos ocorreram antes dos 50 anos. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia. As pessoas com condições graves de saúde mental ainda enfrentam estigma, discriminação e violação de direitos, o que precisa ser discutido e cuidado com ética e empatia”, destacou a coordenadora do Curso de Psicologia do UNISAL, Marcia Calixto dos Santos.

O Fórum Permanente da Saúde visa reunir informações, promover debates e realizar estudos a respeito da situação da saúde em Americana e elaborar, discutir e propor iniciativas legislativas ao setor, identificando problemas e traçando sugestões de planos de ação ao Poder Executivo.

Texto: Com informações da Câmara Municipal de Americana.

Fotos: Assessoria de Imprensa do vereador Silvio Dourado.

Prof.ª Márcia Calixto dos Santos, Coordenadora do Curso de Psicologia das Unidades Americana e Campinas.
Câmara debate avanços, perspectivas e desafios da área da saúde mental em reunião do Fórum Permanente da Saúde em Americana.