Roda de Conversa “O que você sabe sobre a luta das mulheres?”
Foram compartilhadas, ainda, histórias públicas de mulheres.

Em 8 de março 2023, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Pastoral Universitária e o Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, realizaram uma Roda de Conversa durante o intervalo das aulas do período noturno.

A intervenção, mediada pela Prof.ª Mayara Coelho, do Curso de Psicologia e do Núcleo de Educação das Relações étnico-raciais, e idealizada por Jéssica Vitória, da Pastoral da Universidade (PDU), contou com a participação dos integrantes do Núcleo e de alunas de diversos cursos e semestres, além do apoio de colaboradoras do UNISAL, como as auxiliares de curso e recepção.

Para que o direito à fala e à escuta fossem vivenciados, foi sugerido que cada mulher compartilhasse uma história de luta de mulheres. Dentre os exemplos mais frequentes, foram relatadas as lutas diárias das mulheres, entre elas as que são mães, bem como as que compõem o cotidiano das participantes, como mulheres em cargos de chefia.

Foram compartilhadas, ainda, histórias públicas de mulheres como Joana d’Arc, Harriet Tubman, Zuzu Angel e alguns coletivos brasileiros de luta como “Mães de Acari”, “Mães de Osasco”, composto por mulheres que lutam por memória, justiça, ontem e hoje, sobretudo em relação à violência do Estado. Histórias de mulheres a partir de vivências religiosas também foram compartilhadas, como personagens bíblicas e mães de santo.

“Que atividades como a intervenção relatada sejam oportunidades de exercício de solidariedade entre mulheres e de reconhecimento de que, embora as opressões de gênero sejam compartilhadas, ainda existem tantas outras, como as desigualdades de raça e classe. Mais que uma oportunidade dialógica, que o dia 8 de março passado seja uma oportunidade de reflexão sobre lutas em prol da promoção de direitos básicos e respeito”, comentou a mediadora, Prof.ª Mayara Coelho.

Texto com a colaboração da Prof.ª Mayara Coelho.

Fotos: Leonardo Ribeiro, Unidade Americana.