O reitor do UNISAL, Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior, um dos principais palestrantes da 4ª Conferência Internacional de Comunicação de Massa, na Romênia, abordou, durante a sua explanação, as dialéticas sobre regulamentação das redes sociais, propaganda política e discurso de oposição, no Brasil.
A discussão, em torno das atividades dessas plataformas – que adquirem poder, ao longo dos anos, e se acreditam prontas para enfrentarem governos e autoridades – esteve em ênfase durante toda a apresentação do reitor do UNISAL. Questões como a detenção de líderes de redes sociais (vide a Rede Telegram, na França), e a falta de regulamentações no uso livre de ferramentas de interconexão de dados e socialização, colabora, segundo o reitor, na afetação comportamental direta de jovens, ao impor, assim, estilos de vida não sustentáveis; o problema se tornaria então, segundo ele, “mundialmente crônico pela perda de filtros e conduções éticas na disseminação e consumo compulsórios de dados e informações”, considerou.
A 4ª Conferência Internacional de Comunicação de Massa foi organizada pelaTechnical University de Cluj-Napoca, North University Centre de Baia Mare, Romênia e também pela Université du Québec em Abitibi-Témiscamingue, Canadá, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Brasil, pela Faculdade Cásper Líbero, Brasil e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.
Vale refirmar que Conferência traz reflexões e pesquisas sobre a distinção dos discursos atuais da mídia, e das universidades, além de seus verdadeiros papéis na sociedade moderna, a partir do desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e esclarecedor: necessários à formação qualitativa dos cidadãos de hoje e de amanhã.