15 de março – Dia do Consumidor
15 de março – Dia do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor foi estabelecido em 11 de setembro de 1990 pela lei nº 8078.

Hoje, 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. Mas você sabe o porquê da escolha desta data?

A origem da comemoração começa nos Estados Unidos, quando o então presidente John Kennedy assinou um decreto sobre os direitos do consumidor em 15 de março de 1962. Na época, Kennedy fez um discurso sobre direito à segurança, à informação, à escolha de ser ouvido. O decreto serviu de base para outros países que começaram a dar atenção para a defesa do consumidor.

A primeira celebração ocorreu em 1983 com o evento “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”. Dois anos depois a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data.

No Brasil, a primeira lei sobre a defesa do consumidor ocorreu em 1962. Em 1976 foram criados os primeiros órgãos de defesa do consumidor, como a Associação de Proteção ao Consumidor de Porto Alegre (APC), a Associação de Defesa e Orientação do Consumidor de Curitiba (ADOC) e o Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (atual Procon São Paulo).

Em nosso país, o Código de Defesa do Consumidor foi estabelecido em 11 de setembro de 1990 pela lei nº 8078 sancionada por Fernando Collor de Mello, quando ocupava a cadeira de presidente da República. Porém, esta lei só entrou em vigor em 11 de março de 1991.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) orienta como deve ser a relação entre o cliente e o fornecedor. Ele trata não apenas dos direitos de quem compra, mas também dos deveres de quem vende. Seu principal objetivo é regularizar a relação entre as duas partes.

Dentre os direitos básicos estipulados pelo CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança; a informação adequada e clara sobre produtos e serviços; a proteção contra publicidade enganosa e abusiva; a proteção contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos.

Confira o vídeo do professor Thiago Mathias, coordenador da Pós-graduação em Direito do UNISAL, falando sobre a origem da data e a importância do Código de Defesa do Consumidor.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Pesquisador, que cursa Direito no UNISAL, apresenta nos EUA estudo que revela singularidades na conquista de direitos sociais no Brasil

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro