Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    150 h/a

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    4as. feiras das 19 às 22h40min

  4. Investimento

    10 parcelas de R$ 223,00 (duzentos e vinte e três reais). 15% de desconto para professores da rede pública, colaboradores da Rede Salesiana e alunos e ex-alunos do UNISAL (OBS. Para obter o desconto: traga um comprovante e faça sua inscrição diretamente na Central de Atendimento do UNISAL Santa Teresinha).

Frente às constantes e urgentes demandas colocadas pelo debate, ainda atual, sobre a didática da alfabetização na perspectiva da formação plena do sujeito leitor e escritor, o presente curso destina-se aos professores, coordenadores, gestores e equipes técnicas dos sistemas de ensino interessados em uma proposta focada na leitura e na escrita para aprender a ler e escrever, inserida numa aprendizagem dos usos sociais da escrita que tem como inspirador teórico os estudos e as pesquisas da Psicogênese da Língua Escrita, desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

O curso discutirá uma proposta didática de alfabetização garantindo pleno desenvolvimento das competências de leitura e escrita, embasadas no modelo metodológico de resolução de problemas e nos materiais reunidos no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA).


Objetivos

Oferecer aos educadores participantes os conhecimentos teórico e didático da alfabetização que vem sendo construídos nos últimos anos e como organizá-los em atividades didáticas desenvolvidas em sala de aula.


Pré-requisitos e público-alvo

Professores da Educação Infantil, Ciclo I do Ensino Fundamental, EJA, coordenadores pedagógicos, alunos do curso de Pedagogia e de licenciaturas, técnicos das agências formadoras, gestores e educadores sociais.


Método de Ensino

Modelo metodológico de resolução de problemas, que consiste em 100h/a presenciais e 50h/a destinadas a atividades.


Programa/Disciplinas

Concepção de formação, expectativas de aprendizagem, leitura e produção de textos, sistema de escrita, a linguagem que se escreve, intervenção, interação e condições didáticas, processos de aprendizagem da língua escrita, situações didáticas de alfabetização e conteúdos de língua portuguesa que tem lugar no processo de formação.



Informações

Último dia de inscrição: 15.10.2016
Início do Curso: 19.10.2016
Calendário:
19 e 26/out./2016
9, 16, 23 e 30/nov./2016
07/dez./2016;
01, 08, 15 e 22/fev./2017
8, 15, 22, 29/mar./2017
05, 12, 19 e 26/abr./2017
03, 10, 17, 24 e 31/maio/2017
e 07/jun./2017