Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    150h
    De 23 de set. de 2017 a 30 de jun. de 2018

  2. Turno das aulas

    Matutino

  3. Horário das aulas

    Sábados
    8h30 às 12h10

  4. Investimento

    10 parcelas de R$ 223,00 (duzentos e vinte e três reais). 15% de desconto para professores da rede pública, colaboradores da Rede Salesiana e alunos e ex-alunos do UNISAL (OBS. Para obter o desconto: traga um comprovante e faça sua inscrição diretamente na Central de Atendimento do UNISAL Santa Teresinha).

Justificativa

Frente às constantes e urgentes demandas colocadas pelo debate, ainda atual, sobre a didática da alfabetização na perspectiva da formação plena do sujeito leitor e escritor, o presente curso destina-se aos professores, coordenadores, gestores e equipes técnicas dos sistemas de ensino interessados em uma proposta focada na leitura e na escrita para aprender a ler e escrever, inserida numa aprendizagem dos usos sociais da escrita que tem como inspirador teórico os estudos e as pesquisas da Psicogênese da Língua Escrita, desenvolvidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

Objetivos

Oferecer os conhecimentos teórico e didático da alfabetização que vem sendo construídos nos últimos anos e como organizá-los em atividades didáticas desenvolvidas em sala de aula;
Discutir uma proposta didática de alfabetização garantindo pleno desenvolvimento das competências de leitura e escrita, embasadas no modelo metodológico de resolução de problemas e nos materiais reunidos no PROFA.

Pré-requisitos e público-alvo

Professores da Ed. Infantil, Ciclo I do EF, EJA, coord. pedagógicos, alunos de Licenciaturas, técnicos, gestores e educadores sociais.

Método de Ensino

Modelo metodológico de resolução de problemas, sendo 100 h/a presenciais e 50 h/a de atividades.

Conteúdo

Concepção de formação, expectativas de aprendizagem, leitura e produção de textos, sistema de escrita, a linguagem que se escreve, intervenção, interação e condições didáticas, processos de aprendizagem da língua escrita, situações didáticas de alfabetização e conteúdos de língua portuguesa que tem lugar no processo de formação.


Informações


Turma sujeita ao número mínimo de inscritos.