Ciências Contábeis

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2017; Noturno: R$ 838,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 702 de 18.12.13 publ. em 19.12.13

Sobre

Reconhecido pelo MEC, o curso forma profissionais capacitados a exercer a profissão de Contador em qualquer empresa ou organização, com amplos conhecimentos teóricos e práticos nas diversas áreas da Contabilidade, com habilidades para executar as atividades da profissão contábil com ética, cidadania e responsabilidade social.

Ciências Contábeis em Americana

O Curso de Ciências Contábeis é oferecido em Americana desde 1998, e além de formar profissionais com competências técnicas e comportamentais, estabelece parcerias tanto com empresas públicas e privadas como ONGs. Tais parcerias promovem vínculos acadêmicos/profissionais por meio de estágios, visitas técnicas e eventos, colaborando para formação integral do futuro Contador.

Objetivo

O curso objetiva formar profissionais com habilidades para lidar com dados empresariais e contábeis, organizando a contabilidade, registrando e interpretando atos e fatos administrativos, produzindo informações e avaliando controles e patrimônios. A estrutura curricular adotada visa fornecer conhecimentos amplos que possibilitam ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades, tais como liderança, iniciativa, sociabilidade e concentração. Estas características, uma vez desenvolvidas, darão ao futuro profissional o equilíbrio para o ato de controlar a “saúde gerencial” das empresas.

Área de Atuação

Indústrias, Comércio, Prestadoras de Serviços, Bancos, Instituições Públicas, Terceiro Setor, Empresas de Serviços Contábeis e de Auditoria, como Autônomo, Empresário, Contador, Auditor, Consultor Tributário, perito, Membro de Conselho Fiscal e de Administração, Árbitro em Câmaras Especializadas, Comitês de Auditoria, dentre outros.

Perfil do Egresso

O Curso busca oferecer aos profissionais diplomados pelo curso as seguintes características:

  • Aptidão pessoal, que lhe permita analisar, compreender e demonstrar o que se apresenta por trás dos valores contabilizados. É imprescindível para o profissional possuir a combinação de aptidões pessoais, tais como: habilidade numérica, raciocínio abstrato e capacidade de memorização.
  • A meticulosidade e a sociabilidade são traços que não podem faltar a um profissional que tem como atividade: o planejamento, a coordenação e o controle das funções contábeis.

Estrutura Curricular

No 1º e 2º semestres, nas disciplinas de Contabilidade Geral e Contabilidade Intermediária, bem como nas disciplinas de Teorias Administrativas I e II, os alunos são fortemente estimulados a iniciar pesquisas e utilizar as principais obras que estudam a Ciência Contábil e a Administração das Organizações. Os Projetos Integrados do 1º ano, Propcci I, têm um forte embasamento no estudo desses grandes Pensadores da Contabilidade e da Administração.

Na linha da formação específica, os alunos estudam, do 3º ao 6º semestres, áreas de especialização da Ciência Contábil, como Contabilidade Societária, Contabilidade de Custos, Análise das Demonstrações, Contabilidade Pública, Contabilidade Tributária, Contabilidade Gerencial, Perícia Contábil e Mercado de Capitais. No último ano, nos 7º e 8º semestres, complementam essa formação o estudo de Auditoria, Contabilidade Avançada, Administração Financeira e Controladoria, além do estudo da Contabilidade Internacional, disciplina de suma importância face aos novos desafios da Contabilidade.

A formação prática tem início no 2º ano, quando os alunos estudam Análise das Demonstrações Contábeis e desenvolvem o Projeto Integrado denominado Propcci II, que consiste no aprendizado da elaboração do Imposto de Renda de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica, bem como a elaboração de Folha de Pagamento, Escrituração Fiscal e Contabilidade num Sistema Integrado chamado Folhamatic.

No 3º ano do curso os alunos se aprofundam no desenvolvimento do Projeto Integrado, o Propcci III, em que elaboram um trabalho junto a Sociedade por Ações de Capital Aberto, analisando suas Demonstrações Contábeis, Notas Explicativas, Relatórios da Administração, Balanço Social e todas as informações societárias disponíveis no site da Bovespa, comparando o desempenho da empresa estudada com as demais empresas do mesmo segmento, comparando os indicadores econômico-financeiros. No mesmo 3º ano os alunos têm a disciplina de Laboratório de Contabilidade, disciplina em que os alunos elaboram a Contabilidade de uma empresa imaginária, desde a formulação do Plano de Contas até a elaboração das Demonstrações Contábeis.

Essa formação prática continua no 4º ano, com a disciplina Estágio Supervisionado, cujo trabalho é desenvolvido com o rigor científico de uma Monografia, estudando uma área da Contabilidade e retratando uma situação real, apresentando um estudo de caso, com o necessário suporte de um professor orientador.

Corpo Docente

Para formar seus Contadores, o curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente, 90% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como Contadores, Auditores, Consultores e Executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais. Os palestrantes dos diversos eventos promovidos pelo curso, na grande maioria, são indicados por esses professores, face ao estreito relacionamento que possuem com outros profissionais do mercado. Os professores que compõem o corpo docente são:

  • Alexandre Franco de Godoi (Mestre)
  • André Roberto Cillo (Mestre)
  • Daner Hornich (Doutor)
  • Darcio Jose Novo (Especialista)
  • Evelin Martins (Mestre)
  • Fernando Cesar Rinaldi (Mestre)
  • Geraldo Vitorio Biaggi (Mestre)
  • José Antonio Padoveze (Mestre)
  • Jose Carlos Pantaroto (Mestre)
  • José Eduardo Rodella (Especialista)
  • Leny Aparecida Boer (Mestre)
  • Marcos Livato (Mestre)
  • Roberto Carlos da Silva (Mestre)
  • Sergio Luiz Cabrini (Mestre)
  • Valdir Menutole (Mestre)
  • Vania Cristiane Sula de Miranda (Mestre)

Projetos

O curso se utiliza de algumas práticas pedagógicas inovadoras para promover o interesse pela construção do aprendizado em espaços pedagógicos e diversificados, tais como:

  • PROPCCI I– Projeto de Práticas de Ciências Contábeis Integradas: proporciona uma visão das inter-relações dos conceitos ministrados em sala de aula e as práticas contábeis e administrativas presentes nas organizações;
  • PROPCCI II: consiste no aprendizado da elaboração do Imposto de Renda de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica, bem como a elaboração de Folha de Pagamento, Escrituração Fiscal e Contabilidade num Sistema Integrado chamado Folhamatic;
  • PROPCCI III: trabalho em grupo em que os alunos elaboram um trabalho junto a Sociedade por Ações de Capital Aberto, analisando suas Demonstrações Contábeis, Notas Explicativas, Relatórios da Administração, Balanço Social e todas as informações societárias disponíveis no site da Bovespa, comparando o desempenho da empresa estudada com as demais empresas do mesmo segmento, comparando os indicadores econômico-financeiros
  • Laboratório de Contabilidade: disciplina em que os alunos elaboram a Contabilidade de uma empresa imaginária, desde a formulação do Plano de Contas até a elaboração das Demonstrações Contábeis;
  • Estágio Supervisionado: trabalho é desenvolvido com o rigor científico de uma Monografia, estudando uma área da Contabilidade e retratando uma situação real, apresentando um estudo de caso;
  • Seminário de Iniciação Científica: prepara os alunos para participar do Programa de Bolsa de Iniciação Científica – BIC SAL – que seleciona os melhores projetos de pesquisa;
  • Empresa Júnior: formada por alunos, auxilia clientes reais quanto às questões administrativas e contábeis e também promove visitas técnicas a todo corpo discente.

Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado do curso de Ciências Contábeis tem como objetivos:

  • Desenvolver pesquisas nas áreas da Ciência Contábil com apresentação de pesquisas bibliográficas e estudos de casos.
  • Aprofundamento nos estudos da Ciência Contábil, com o acompanhamento de professores.
  • Oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver estudos de caso, vivenciando experiências práticas no campo da Ciência Contábil, a fim de melhor prepará-lo para o exercício da profissão, aprimorando sua capacidade criativa e de análise crítica.

As atividades do Estágio Supervisionado se constituirão em pesquisas bibliográficas e de um estudo de caso, e da elaboração de uma monografia, seguindo as regras apresentadas no Manual de Normas de Metodologia Científica do UNISAL. O desenvolvimento das atividades de pesquisa é individual, e a realização do trabalho de Monografia são divididas nas seguintes fases:

1ª Fase – Elaboração de um Projeto de Pesquisa.

2ª Fase – Elaboração de uma pesquisa relacionada à Ciência Contábil (abrangendo todo o referencial teórico da pesquisa por meio de revisão bibliográfica sobre o tema escolhido).

3ª Fase – Apresentação de um Estudo de Caso (exemplo numérico) que justifique a pesquisa realizada.

4ª Fase – Apresentação pública do trabalho.

Carga horária: o Estágio Supervisionado é desenvolvido em 160 horas, sendo 80 horas no 7º. Semestres e 80 horas no 8º. Semestre.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Geraldo Vitorio Biaggi
geraldo.biaggi@am.unisal.br