VIII Jornada de Psicologia UNISAL fala sobre conflitos na adolescência

site JORNADA DA PSICOLOGIA- ABERTURA 2018- UNISAL (66)

Mídia e grandes nomes da docência participam do evento

De 27 a 31 de agosto de 2018 a Psicologia esteve ainda mais presente no UNISAL. O curso do UNISAL – Unidade Lorena/São Joaquim promoveu a 8ª Jornada de Psicologia, com o tema “Adolescência: Rupturas e Potencialidades no Cenário Atual”.

Além de palestras, rodas de conversa e oficinas, os alunos também trouxeram ritmo, cor e talento aos palcos do Teatro São Joaquim, ao se apresentarem com ritmos musicais, peças e saraus, entre outras demonstrações artísticas.

Além disso, o curso caminha para comemorar o Jubileu de criação. Em 2019, irá completar 50 anos de existência. “Ao longo desse meio século, temos muita contribuição na sociedade, seja com a formação de nossos alunos, que hoje atuam nas mais diversas áreas da psicologia, seja com o atendimento feito por nossos alunos e professores em nosso Serviço de Psicologia Aplicada – por onde anualmente passam centenas de pessoas da comunidade. Pessoas essas que recebem o apoio, a orientação e as respostas que buscam para inúmeros problemas. Assim se justifica o nosso curso. Isso dá sentido ao nosso trabalho!”, avalia a Coordenadora Ana Carlota.

Dentre os talentos no palco do Teatro São Joaquim, a peça teatral intitulada “O mito de Sísifo” (um ensaio filosófico escrito por Albert Camus em 1941, e que retrata, entre outros temas, o suicídio) foi trazida pelo  artista  João Paulo Souza dos Santos e sua Companhia de Teatro Coletiva de teatro Contramão.

O evento também contou com uma homenagem a duas professoras que ajudaram a escrever a história da psicologia no UNISAL, Alda Patrícia e Ana Rita da Fonseca. As duas docentes não estão mais do quadro de professores, mas para o UNISAL estarão sempre na trajetória da instituição salesiana.

O tema de 2018 foi escolhido tendo em vista sua tamanha importância. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é conhecida como sendo a fase da vida de alterações biológicas, psicológicas e sociais compreendidas entre os 10 e 19 anos. Dentre os problemas que afetam inúmeros adolescentes, está a depressão – que pode, em muitos casos, culminar no suicídio. Por isso, foram convidados, além de alunos, professores da casa, visitantes e até jornalistas. Wallace Manhães de Andrade, jornalista e missionário da Comunidade Canção Nova, participou de uma mesa-redonda sobre o tema, juntamente aos professores do UNISAL André Ramos e Padre Sérgio Baldin, e o comandante do Corpo de Bombeiros  Raphael Fernandes Brito.

Dentre tantos momentos que marcaram a 8ª Jornada da Psicologia, os alunos do 5º ano foram homenageados pela Prof.ª Paula Amaral, com uma mensagem do curso e um vídeo de despedida. Afinal, em 2019, eles embarcam na estrada da psicologia no mercado de trabalho.

Confira as fotos do evento em https://goo.gl/KZLjQf.